Detalhes do Documento

Um percurso de um profissional da habilitação conjunta : a importância do ato de observar, planear, agir e avaliar numa perspetiva construtivista

Autor(es): Santos, Joana Patrícia Barros dos

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1252

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Docente generalista; Ensino reflexivo


Descrição

Com o presente relatório pretende-se dar a visão de um estágio efetuado em dois espaços distintos quer a nível físico quer a nível de tempo, onde estiveram presentes várias conceções relacionadas com a Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. Toda a intervenção educativa, partiu da observação e compreensão das Instituições e da sua funcionalidade, mais concretamente, da sala de Educação Pré-Escolar e da sala de 1ºCiclo, nas quais os estágios se desenrolaram, dos interesses, necessidades, motivações e competências das crianças que se traduziram no ato de planear, de agir e, por fim, de avaliar. Este foi o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes, indo de encontro às exigências profissionais que cabe a este profissional de habilitação conjunta aplicar, na sua prática pedagógica. A constante atitude crítica e reflexiva e a ação tendo em vista objetivos/intencionalidades pedagógicas, atividades diversificadas e significativas, procurando desenvolver integralmente os grupos de crianças, constituíram o cerne das duas experiências pedagógicas. A intervenção educativa, torna-se, desta forma, um período fundamental no processo de formação, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, pois é nela que se experienciam, vivenciam, descobrem, desenvolvem e se refletem competências fundamentais, que nos preparam para um profissional de dupla habilitação competente.With this report it is intended to give an overview of an internship developed on two distinct spaces both physically and in terms of time, attended by various conceptions related to preschool and primary school education. All the educational intervention came from observation and understanding of the institutions and their functionality, more precisely, the classrooms where the internships had taken place, the interests, needs, motivations and children´s skills, which resulted in the act of planning, acting, and, finally, evaluating. This was the process developed during the professionalizing internships, considering the professional requirements of this joint professional in his pedagogical practice. The incessant critical and reflective attitude and the action in view of pedagogical goals and intentions, diversified and significant activities, seeking to fully develop the groups of children, constituted the core of the two pedagogical experiences. Educational intervention becomes a fundamental period in the training process either personally or professionally, because it is here that we experience, discovery and develop fundamental skills that prepare us to become a competent joint qualification professional.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo