Detalhes do Documento

Construir processos educativos centrados no interesse pela aprendizagem

Autor(es): Machado, Filipa

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1402

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Professor reflexivo; Pedagogia diferenciada; Criatividade


Descrição

Consideramos que a Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica. É fundamental que em conjunto com a família se estabeleça uma “estreita relação” em ordem ao pleno desenvolvimento da criança. Ao mesmo tempo, a relação Educador-criança é inadiável, sendo por isso necessário um trabalho construído em conjunto e reciprocidade. Da mesma forma que, sendo o 1º Ciclo do Ensino Básico a continuação desta etapa e também um processo de desenvolvimento da criança, é uma fase com grande responsabilidade, pois encaminha-se a criança para uma sociedade onde terá que se tornar um ser autónomo, participativo, crítico, reflexivo e responsável pelos seus atos. Os Educadores e Professores são como uma verdadeira referência pela qual as crianças se seguem e imitam. São quem educam e ensinam tendo sempre em conta as necessidades e potencialidades de cada criança, não esquecendo nunca que cada uma é um ser único e insubstituível. Durante as práticas produzidas, a observação, a planificação, o agir e a avaliação foram etapas fulcrais para o desenvolvimento da profissionalidade, tendo sido etapas tomadas em consideração para qualquer atividade de sala com o objetivo de desenvolver sempre o potencial de cada criança. Outro ponto essencial tido neste percurso foi o de dar sempre voz ativa às crianças, respeitando os seus ritmos, necessidades, interesses, proporcionando atividades enriquecedoras, motivadoras, com diversos materiais, que fomentassem o diálogo entre o grupo e tornassem as aulas lucrativas. Deste modo, para a elaboração deste documento, foi essencial a revisão da literatura, leitura de documentos, bem como diversas observações realizadas durante a prática profissional para sustentar as estratégias, a elaboração de portfólios reflexivos para que houvesse uma ponderação de todo o trabalho e, por consequência, um desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária, servindo-se de diversos instrumentos e também o conhecimento dos ideários das instituições para que a prática profissional fosse ao encontro às mesmas. Este estágio foi o início de uma etapa na vida profissional onde se pretende dar uma continuidade na aprendizagem e formação, desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura mais reflexiva e crítica na prática educativa.ABSTRACT We consider pre-school education the first step of basic education. Together with the family, it is essential to set up a "close relationship" in order for fully develop the child. At the same time, the relationship between educator - child is undelayable, therefore work has to be done together with reciprocity. Likewise, primary school being the following step an also a development process of a child, it is a stage holding a lot of responsibility, as the child approaches a society were it will have to become an autonomous being, critical, reflective and responsible for his actions. Educators and Teachers are important references, which children will follow and copy. They are the people who educate and teach always taking into account the needs and potential of each child, never forgetting that each one is a unique and an irreplaceable being. During the experiences conducted, observation, planning, actions and evaluations were important stages for the development of professionalism and it has been taken into account for any classroom activity with the goal of always developing the potential of each child. Another essential point on this process was to always give a saying to the children, respecting their rhythms, necessities, interests, providing enriching activities, motivational, with a variety of materials, which fomented a dialogue between the group and turned the lessons lucrative. For this report, it was essential to review literature, read documents, and make various observations during the professional practice to underpin strategies, for the development of reflective portfolios for which there was a balance of all work and consequently a development of the professional and personal skills of the internee, using different instruments and also the beliefs of each institutions so that the professional conduct accordingly. This stage was the beginning of a step in my professional life where I want to give continuity in learning and training, personal and professional development, to promote a more reflective and critical attitude in educational practice.

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Daniela; Neves, Ivone
Contribuidor(es) Machado, Filipa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados