Autor(es):
Bessa, Alexandra Antunes Forbes de
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2194
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Ensino Básico; 1º-2º Ciclo; Relações interpessoais; Perfil do professor; Sucesso educativo; Aprendizagem
Descrição
Este relatório foi redigido no âmbito do estágio em 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Neste documento pretendemos espelhar as linhas orientadoras da nossa prática bem como as nossas principais preocupações, em termos da construção da identidade docente, ao longo deste estágio. Neste relatório centramos a nossa atenção no perfil do professor e no reflexo das relações interpessoais no comportamento e na aprendizagem dos alunos. Assim, vemos, ao longo deste documento, que é função do professor estabelecer relações emocionais positivas com os seus alunos, promover comportamentos adequados e preparar os alunos para que estes obtenham sucesso, não só escolar como pessoal e se integrem harmoniosamente nos contextos sociais em que se movem. Para isso, foram desenvolvidas atividades e implementadas estratégias, ao longo da intervenção educativa, tendentes a contribuir para um maior desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a par da consecução dos objetivos associados à implementação do currículo escolar. Defende-se, assim, uma visão integrada do professor e uma educação básica em que as competências resultantes do processo de aprendizagem concorrem com o fomento das competências de ordem emocional e com o incentivo ao estabelecimento de relações interpessoais de qualidade, construindo ambientes de aprendizagem favoráveis ao sucesso educativo.
This report was written in the scope of the internship in elementary and middle school. This document pretends to demonstrate the most important themes in our practise as well as our main concerns, in terms of construction a teaching identity, throughout this internship. In this report we focused our attention on the teacher's profile and the students learning process. So we see, throughout this document, that it is a teacher's task to stablish positive emotional relations with his/her students, to promote adequate behaviors and to prepare his/her students so these can obtain success, not only at school but also personal, and so they can harmoniously integrate on the social context they move around. To do so, activities were developed and strategies implemented, throughout this educative intervention, aimed to contribute to a greater personal and social development of the students, parallel to the prosecution of the objectives associated to the implementation of the school curriculum. Thus, it is defended an integrated vision of the teacher and a elementary education where the skills that result from the learning process concur with the fomentation of skills of the emotional order and with the incitement to stablish quality interpersonal relationships, constructing learning environments favorable to school success.