Detalhes do Documento

A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto

Autor(es): Pinto, Diana Rute Leite

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2199

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação Pré-Escolar; Leitura de histórias; Hora do conto; Recursos didáticos


Descrição

O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “o impacto dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto”, pretende mostrar diferentes formas de dinamizar a hora do conto, salientando a importância das histórias no desenvolvimento global da criança. Um dos objetivos da hora do conto é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de cativar a criança para o universo da literatura, fomentando nela o gosto pela mesma e ajudando-a no seu desenvolvimento. Para isso, e para realizar a investigação proposta, no decurso da prática profissional, procedeu-se a um estudo qualitativo. Como instrumentos de investigação foram utilizados uma entrevista semi-estruturada realizada à educadora cooperante e o método de análise empírica entrevista-conversa às crianças da sala, constituindo, assim, os sujeitos em estudo. Importa assim referir que este estudo permitiu concluir que apesar dos recursos utilizados terem constituído um impacto positivo no desenvolvimento do grupo, os que mereceram maior destaque foram as dramatizações realizadas pelas crianças, assim como o uso do fantocheiro e do flanelógrafo. Estes permitiram às crianças fortalecer as amizades, a cooperação, o trabalho em equipa, assim como o desenvolvimento da imaginação e criatividade.

This document results from the educational intervention carried out by a trainee in the context of pre-school education under the master's degree in Preschool Education. This work addresses the theme "the impact of pedagogical devices in boosting tale hour", aims to show different ways of stepping up storytelling, emphasizing the importance of stories in the child's overall development. One of the storytelling goal is to tell stories with a cheerful way in order to captivate the child to the world of literature, fostering in them a taste for it and helping it in its development. For this, and to take carry out the proposed research in the course of professional practice, we proceeded then to a qualitative study to realize mentioned. As a research tool used the semi-structured interview to the cooperating teacher and the empirical analysis method interview-conversation to the children, constituting the subject under study. It is therefore important to note that this study found that despite the resources used have made a positive impact on the development of the group, who deserved more prominent role plays were performed by children, as well as the use of Puppeteer and flannel. These allowed children strengthen friendships, cooperation, teamwork, and the development of imagination and creativity.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.