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Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico

Autor(es): Ferreira, Ana Rita Fernandes

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2289

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Aprendizagem cooperativa


Descrição

O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito de Estágio II, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e tem como título “Cooperar para Aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico”. A temática deste estudo diz respeito à Aprendizagem Cooperativa. O contexto da pesquisa decorreu num grupo de crianças de 3/4 anos e numa turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta problemática surgiu do interesse da estagiária, que acabou por ir ao encontro da necessidade identificada no grupo de crianças deste estudo. Desta forma, foram implementadas e proporcionadas metodologias que promoveram a cooperação entre as crianças, com base em proposta e atividades criadas pelo adulto. Este estudo foi desenvolvido com a vista a perspetivarmos quais as estratégias a implementar para promover o desenvolvimento de skills de cooperação nas crianças. Sendo esta a pergunta de partida que conduz todo o trabalho, foi essencial estabelecer os seguintes objetivos: percecionar quais os skills que as crianças desenvolvem no trabalho cooperativo; identificar as vantagens decorrentes da intervenção educativa face à implementação da Aprendizagem Cooperativa. Para o efeito da presente investigação, foi adotada uma metodologia de investigação - ação, na qual se recorreu à utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como registos de observação (registos de incidentes críticos, amostragens de acontecimentos), grelhas de avaliação das crianças, entrevistas – conversa, aplicadas às crianças, e entrevista semi-estruturada, aplicada à professora cooperante do 1ºCiclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos demonstraram um impacto positivo, na medida em que através da realização do trabalho em grupos cooperativos, as crianças revelam uma maior motivação, bem como revelaram desenvolver competências de entreajuda, skills socais e de cooperação.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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