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O sentir dos sentidos: a surdocegueira em questão

Autor(es): SILVA, Ângela Maria da Cruz

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/738

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Desenvolvimento humano; Teorias de aprendizagem; Cegueira; Surdez


Descrição

O presente estudo tem como objectivo aprofundar a temática da surdocegueira que só muito recentemente é reconhecida como condição única e particular. Os comprometimentos que o surdocego apresenta advêm da privação dos dois canais de acesso à informação e ao mundo, daí que o nível de desenvolvimento cognitivo, as possibilidades funcionais de comunicação, a interacção social e a aprendizagem, serão aspectos que determinarão as suas necessidades educativas. Aos profissionais cabe o desafio de potenciar situações geradoras de experiências significativas. A transição para o primeiro ano do primeiro ciclo no ano lectivo de 2009/2010, e a frequência da Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita, é um ponto de viragem na vida de uma criança surdocega. Perceber de que forma este interioriza e organiza os estímulos provenientes do meio e os transforma em conhecimento activo, construindo conceitos, é a base do trabalho desenvolvido. Com o recurso a diferentes abordagens teóricas explicativas do desenvolvimento humano e teorias de aprendizagem, procedeu-se á criação de um quadro teórico com o intuito de estabelecer o padrão de desenvolvimento cognitivo apresentado por uma criança surdocega. Os dados recolhidos resultam de uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Estes são a base para o delinear e implantar de estratégias educativas que visam a aquisição de competências cognitivas por parte da criança surdocega, bem como para aumentar o seu nível de autonomia e independência.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rebelo, António
Contribuidor(es) SILVA, Ângela Maria da Cruz
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