Autor(es):
Bonito, Ana Isabel Lacão
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659
Origem: Repositório Institucional do IPBeja
Assunto(s): Educação inclusiva; Atividades de enriquecimento curricular; Necessidades educativas especiais
Descrição
Este estudo tem como finalidade verificar e compreender fatores de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), num agrupamento do Baixo Alentejo. Pretende-se também averiguar quais os benefícios que estas atividades podem fornecer para o desenvolvimento global dessas crianças. As AEC’s são gratuitas e permitem não só o alargamento do horário dos alunos, assegurando a compatibilidade de horários entre pais e escola, como também contribuem para o enriquecimento do currículo graças à sua natureza lúdica. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais tal como quaisquer outros alunos podem frequentar as AEC’s, basta para tal realizarem a respetiva inscrição. É o principal objeto deste estudo averiguar se a frequência e participação nas referidas AEC’s contribui para o processo de Inclusão. Para a concretização deste trabalho foi realizada uma consulta de documentos internos do Agrupamento N.º 1 de Serpa, foi realizada a uma entrevista e foram aplicados questionários. Na perspetiva dos docentes do 1º ciclo no agrupamento em estudo concluímos que é reconhecido o caráter Inclusivo que as AEC’s podem desempenhar. No entanto, devido à forma como são organizadas estas atividades a Inclusão acaba por não se verificar Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção educativa, no sentido de promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas AEC’s.