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Os fantoches na educação pré-escolar e o desenvolvimento de competências sociais

Autor(es): Rodrigues, Letícia Figueira

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1609

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Educação pré-escolar; Fantoches; Competências sociais; Expressão-comunicação; Socialização


Descrição

Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico.

O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, procura perceber se os fantoches podem contribuir para o aperfeiçoamento de competências sociais em crianças do Pré-Escolar que revelam dificuldades nesse campo. Constatei, segundo vivencias observadas no decorrer do estágio, iniciado no dia 21 de janeiro e que terminou no dia 15 de junho de 2011, no Jardim-de-Infância nº 1 da Santa Casa da Misericórdia da Cidade de Castelo Branco, que em determinadas atividades realizadas com fantoches se tornou visível a emergência de comportamentos mais ajustados, tanto em termos de expressão-comunicação, como de relação social, por parte de crianças que apresentavam défices de comportamento social. Empreendi este estudo no mesmo grupo de estágio, mas num período posterior, a fim de, com algum rigor, verificar se o uso de fantoches pode minimizar determinadas dificuldades de expressão-comunicação e ser um meio de socialização das crianças da Educação Pré-Escolar. A opção metodológica desta investigação recai sobre o Estudo de Caso de cariz qualitativo, tendo como técnicas de recolha de dados, a Entrevista semiestruturada à Educadora e às crianças e a Observação das crianças em espaço de jogo espontâneo, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e videográfico. Os resultados permitem inferir que a utilização de fantoches pelas crianças, nas suas atividades espontâneas, se constitui como um precioso meio para o desenvolvimento das suas competências sociais.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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