Autor(es):
Maia, Maria de Fátima Nunes Correia Galvão
Data: 1998
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1763
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Supervisão; Prática pedagógica; Supervisor; Formandos; Observação; Reflexão; Professor-investigador
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade de Nottingham como requisito parcial para a obtenção do grau de Master of Education in Supervision
Elaborámos um estudo exploratório e descritivo, com características de estudo de caso, que tem como objectivos conhecer as representações dos formandos da Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) sobre o processo de supervisão, caracterizar o tipo de supervisão efectuado na ESECB e identificar algumas atitudes dos formandos face ao processo de supervisão. Os instrumentos de recolha de dados, questionário e entrevista, foram aplicados a uma amostra seleccionada pela técnica de amostragem aleatória simples, constituída por 50 formandos finalistas (4º Ano) dos vários cursos de formação inicial para o 2º ciclo do ensino básico da ESECB, sendo 10 pertencente a cada curso. A informação recolhida foi submetida a diferente tratamento. Para analisar as respostas às perguntas fechadas do questionário, efectuámos tabelas de frequência, tendo as respostas às perguntas abertas, assim como as entrevistas, sido analisadas através da análise de conteúdo. O estudo permite-nos concluir que o processo de supervisão da prática pedagógica da ESECB assume já alguns contornos do modelo de supervisão clínica, centrado em estratégias baseadas na análise, reflexão e interpretação da própria actividade prática dos formandos. As relações interpessoais que se estabeleceram entre os formandos e os supervisores no decorrer da prática pedagógica foram essencialmente de colaboração. No entanto, a generalidade dos inquiridos considera o insuficiente número de horas observadas pelo supervisor, a falta de articulação entre os supervisores e os professores cooperantes e consequente falta de aferição de critérios entre ambos, como alguns dos pontos mais críticos da organização da prática pedagógica nesta instituição.