Detalhes do Documento

Actividade física no pré-escolar : efeito da actividade física no desenvolvimento motor de crianças de 5 anos de idade

Autor(es): Martins, Ana Margarida Barata

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1795

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Criança; Pré-escolar; Desenvolvimento motor; Actividade física; Habilidades locomotoras; Habilidades manipulativas


Descrição

O Desenvolvimento Motor é um processo contínuo, longo e demorado com mudanças acentuadas nos primeiros anos – decisivos, sendo essencial orientar a criança no seu desenvolvimento. Assim, a prática regular de actividade física, na escola e fora dela, surge como um momento privilegiado pois estimula um desempenho mais elevado das habilidades motoras fundamentais nomeadamente, as habilidades locomotoras e manipulativas. A presente investigação envolveu uma amostra de 45 crianças, de três infantários da Cidade de Castelo Branco, 20 raparigas e 25 rapazes, repartidas por três grupos de 15 elementos. Teve por objectivo averiguar se a prática de actividade física, orientada, influenciava o desenvolvimento motor ao nível das habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 5 anos de idade do pré-escolar. Para recolha dos dados foi utilizado a bateria de teses “Test Of Gross Motor Development – Second Edition” (TGMD-2) (Ulrich, 2000) que avalia o comportamento motor, nas habilidades consideradas, em dois momentos de avaliação (pré e pós teste). Os resultados globais e principais conclusões apontaram para a existência de diferenças estaticamente significativas nas variáveis das habilidades locomotoras e manipulativas nos dois momentos de avaliação (pré – pós teste). Ao nível das habilidades manipulativas podemos verificar que tanto a quantidade de actividade física semanal como o género mostram diferenças estatisticamente significativas, o mesmo não tendo sucedido ao nível das habilidades locomotoras. Como apontamento final, podemos referir que a prática da actividade física regular influencia e contribui para o desenvolvimento das habilidades locomotoras e manipulativas das crianças de 5 anos de idade pré-escolar, no entanto, o tempo de actividade física orientada apenas apresenta ganhos significativos ao nível das habilidades manipulativas.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com vista à obtenção do grau de Mestre em Actividade Física, na Especialidade de Motricidade Infantil.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Martins, Ana Margarida Barata
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.