Detalhes do Documento

Das concepções sobre a inclusão dos professores do 1º ciclo do ensino básico a uma proposta didática nas ciências

Autor(es): Beirão, Paula Nunes Gomes Dias Maltez

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1796

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Educação inclusiva; Formação inicial de professores; Professor; Ensino experimental das ciências


Descrição

As crianças com necessidades educativas especiais estão, actualmente, a beneficiar de uma educação que decreta a sua inclusão nas salas de aula e a adopção de um currículo único. São alterações que reclamam uma mudança acentuada de ambientes e de papéis, concretamente do papel atribuído ao professor, no que espeita às suas práticas, atitudes e percepções. Durante a Formação Inicial de Professores afluem questões relacionadas com a vida escolar e criam-se bases para a construção do perfil do professor. Por isso, selecionou-se esse contexto, de ensino superior, junto dos alunos finalistas, para se apurar quais as concepões dos futuros professores, relativamente a uma Educação Inclusiva. A partir dos resultados obtidos, por via dos questionários, elaborou-se um Proposta Didáctica para todos os alunos, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências, a partir da temática “Flutuação”. Esta foi considerada muito adequada por um grupo de seis professores experientes.

Trabalho de Projecto Final Apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Beirão, Paula Nunes Gomes Dias Maltez
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