Autor(es):
Soares, Maria José Beites dos Santos
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1797
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Método de leitura; Sindroma de Down; Linguagem; Competências; Cognição
Descrição
Trabalho de Projecto Final Apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
O presente estudo tem como objectivo primordial a promoção de competências de leitura em uma criança com Sindroma de Down, através da aplicação do método de leitura de Troncoso e Cerro (2004). Nesse sentido, pretendemos compreender se este método se ajusta às suas capacidades cognitivas, permitindo desenvolver a linguagem expressiva e a capacidade de reconhecer, visualmente e de forma global, um grande número de palavras escritas, compreendendo o seu significado. Para a sua concretização optamos por um estudo de caso que permitiu registar, compreender e avaliar o percurso de aprendizagem da leitura da criança em análise: uma criança com Sindroma de Down, do sexo masculino, com 7 anos de idade e que iniciou o método numa fase precoce do seu desenvolvimento, numa escola de ensino especial. Os dados foram recolhidos através da observação participante, grelhas de registo de competências e entrevistas construídas para o efeito. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que o método, quando aplicado nestas crianças em idades precoces, ajuda-as no seu desenvolvimento cognitivo e muito particularmente ao nível da aprendizagem da leitura. Pretendemos, ainda, que este trabalho de projecto permita sensibilizar outros professores para o conhecimento e a aplicação do método de Troncoso e Cerro, por nos parecer que pode constituir um importante contributo para o desenvolvimento e o sentido de realização da pessoa com défice intelectual.