Detalhes do Documento

O destreino em idosos: efeito de três meses de destreino no perfil lipídico e glicémico, no perfil hemodinâmico e no perfil funcional e motor do idoso

Autor(es): Leitão, Luis Filipe Moutinho

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1798

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Idoso; Envelhecimento; Destreino; Actividade física


Descrição

Durante o processo de envelhecimento ocorrem acontecimentos que levam a um declínio da capacidade funcional e motora, uma forma de intervir nestas alterações é a prática da actividade física através de programas desportivos. Objectivo: Analisar o efeito de um período de destreino de 3 meses no idoso ao nível lipídico e glicémico, hemodinâmico e funcional e motor. Metodologia: 78 idosos saudáveis foram avaliados antes e após um período de destreino de três meses. Utilizou-se a bateria de testes de Rikli e Jones, um esfigmomanómetro digital, a bioimpedancia e o Accutrend Plus para analisar o efeito do destreino. Utilizou-se Média, desvio padrão, máximo e mínimo para a análise descritiva, t de pares e correlação de pearson para retirar inferências. Conclusões: O período de desteino de três meses afecta significativamente o perfil lipídico e glicémico, Hemodinâmico, e Funcional e Motor do Idoso.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com vista à obtenção do grau de Mestre em Educação Física na Especialidade de Gerontomotricidade.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Leitão, Luis Filipe Moutinho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo