Detalhes do Documento

As perguntas do professor na aula de L.E. – espanhol : um estudo de investigação-ação

Autor(es): Fernandes, Ana Margarida Lopes de Oliveira

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2248

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Perguntas; Categorias; Finalidades; Clareza; Tempo de espera; Questions; Categories; Goals; Clarity; Wait time


Descrição

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico.

A presente investigação pretende estudar as perguntas do professor na aula de Língua Estrangeira - Espanhol. Para isso, começámos por definir alguns objetivos que nos levassem a conseguir responder às perguntas do problema que propusemos resolver, e fomos abordando esses objetivos um a um: (1) refletir sobre o tipo de perguntas que são colocadas pela professora; (2) refletir sobre a intenção da docente ao colocar questões; (3) consciencializar a docente acerca da importância da clareza da linguagem utilizada na elaboração das perguntas para obtenção das respostas desejadas; (4) consciencializar a professora acerca da importância da atribuição de um tempo de espera suficiente, para que todos possam participar, e para que a natureza das respostas seja correta e mais elaborada; (5) verificar/identificar as estratégias adotadas pela professora quando os alunos não respondem à questão ou erram na resposta e, finalmente, (6) refletir e modificar alguns aspetos da prática de ensino da docente, se se verificar necessidade para tal. Em primeiro lugar, apresentamos uma fundamentação teórica acerca da importância da linguagem e das perguntas do professor. Referimos o papel do professor e apresentamos a definição de pergunta, bem como as categorias de perguntas e as suas finalidades. Por fim, abordamos a questão do tempo de espera, as estratégias a utilizar quando o aluno não responde ou responde erradamente e a questão da clareza das perguntas. Seguidamente, divulgamos a metodologia de investigação por nós seguida, abordamos o conceito, os tipos de Investigação-Ação, bem como os seus ciclos e as suas caraterísticas. Apresentamos também as razões que nos levaram à escolha do método de investigação-ação e do estudo do caso e as questões da investigação. Após identificarmos o contexto da pesquisa, damos a conhecer os procedimentos de recolha de dados, o percurso metodológico do estudo e os instrumentos a que recorremos para fazer a recolha de dados, sendo eles as gravações áudio de aulas, as transcrições dessas aulas e o questionário aplicado aos alunos após cada gravação de aula. Depois da análise dos dados recolhidos e das nossas reflexões, pretendemos partilhar as nossas conclusões. A professora recorre a muitas perguntas de índole variada, sendo as mais frequentes as Perguntas Convergentes, as Perguntas Exame, as Perguntas de Asserção, as Perguntas de Interpretação, os Convites à Intervenção e as Perguntas Divergentes. Esse tipo de perguntas é utilizado com o intuito de incitar os alunos à participação, obter feedback sobre a compreensão dos discentes, testar os seus conhecimentos, ganhar a adesão dos alunos e manter o contacto com os mesmos, assim como verificar a compreensão dos alunos e obrigá-los a pensar. As perguntas que a docente coloca são claras, o tempo de espera entre as questões é curto, a maioria das perguntas que faz é de baixo nível cognitivo e as estratégias usadas quando os alunos não respondem ou fornecem respostas erradas são variadas.

The present investigation deals with the study of the teacher’s questions in the foreign language lesson of Spanish. In order to do this work, some goals were defined that could lead us to answer to the problem’s questions that we proposed to solve. We started to approach these objectives one by one: (1) to think about the type of questions that are placed by the teacher; (2) to think over the teacher’s purpose when asking questions; (3) to make the teacher become aware of the importance of the clarity of the language used when asking questions to obtain the desired answers; (4) to make the teacher become aware of the importance of enough wait time given to the students so that they can participate and create correct and complex answers; (5) verify/identify the teacher’s strategies when students don’t answer to the question or fail to answer and finally, (6) to think over the teacher’s practices and change some aspects if necessary. Firstly, a theoretical grounding about the importance of the teacher’s language and questions is presented. We refer the teacher’s role and present the definition of question as well as the questions’ categories and their aims. Finally we refer the wait time theory, the strategies used by teachers when students don’t answer to the questions or give a wrong answer and the clarity of the questions. Secondly, we deal with the concept of action research, its types as well as its cycles and characteristics. We present the reasons for having chosen the action research methodology and case study and the questions of this investigation. After having identified the investigation context, we present the procedures for collecting data, the methodological course of the study and the tools used to collect the data (lessons recorded, transcriptions of lessons and the: students’: enquiry applied after each recorded lesson). After analysing the collected data and after some reflection on the matter, we intend to show the conclusions we came to. The teacher uses many questions that belong to a variety of categories. The most frequent are Convergent Questions, Exam Questions, Assertion Questions, Interpretation Questions, Invitation to Intervene and Divergent Questions. These questions are used to make students participate, gain feedback about the students’ understanding test their knowledge gain students’ support, keep in contact with them check students’ understanding and make them think. The teacher’s questions are clear, the wait time between teacher’s questions and students’ answers is short, the majority of the questions are low-cognitive-level questions and the strategies used when students don’t answer or answer wrongly are varied.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata; Goméz García, Luís Vicente
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.