Detalhes do Documento

Multiple Multicast Trees for media distribution

Autor(es): Silva, Hélio Alexandre Dias da

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2492

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Peer-to-peer; Application-level multicast; End-system multicast; Content distribution


Descrição

Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Instituto de Telecomunicações para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos, realizada sob a orientação científica do Professor adjunto Doutor Osvaldo Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Com a implementação massiva dos acessos de banda larga nos utilizadores, e com o aumento da capacidade dos dispositivos, o paradigma de rede P2P tem vindo a ganhar consistência e terreno comparativamente à típica tecnologia cliente-servidor. Na maioria dos países modernos as ligações à Internet têm capacidade suficiente para libertar as capacidades que o P2P pode oferecer em aplicações como, video-on-demand ou televisão em tempo real. É sabido que o uso de sistemas baseados em P2P para distribuir conteúdos sensíveis a atrasos pode levantar questões técnicas associadas à instabilidade do sistema causado pela entrada e saída de clientes. Neste relatório é proposto uma plataforma para distribuir conteúdos 3D, sensíveis a atrasos, utilizando um sistema híbrido cliente servidor e P2P hibrido. A plataforma proposta utiliza ao nível da aplicação P2P tecnologia do tipo múltiplas árvores na rede de acesso, delegando as típicas ações de servidor aos super-peers que estão distribuídos geograficamente. Esta proposta utiliza uma nova arquitetura de controlo para tirar proveito dos recursos da Internet para alimentar as técnicas de QoS rigorosas de forma escalável. Os resultados são baseados em testes efetuados em laboratório e mostram uma rápida reação nos clientes.

Abstract: With the massive deployment of broadband access to the end-users and the improved hardware capabilities of end devices, peer-to-peer (P2P) networking paradigm is consistently gaining terrain over the typical client-server approach. In most of the modern countries, today’s Internet connectivity has sufficient conditions to unleash P2P applications such as video-on-demand or real-time television. It is known that the use of P2P based systems to distribute delay sensitive applications raises technical problems mainly associated with the system’s instability caused by the peer churn effect. In this report, we propose a framework to distribute delay sensitive 3D video content using a hybrid client-server and P2P approach. The proposed framework uses P2P application-level multicast trees at the access networks, delegating typical server operations at super-peers who are domain and geographically distributed. The approach uses a new control architecture to take advantage of the Internet to meet stringent QoS demands in a scalable manner. Results based on real testbed implementation show quick reaction at peer level.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Inglês
Orientador(es) Santos, Osvaldo Arede dos; Rodriguez Gonzalez, Jonathan
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados