Detalhes do Documento

O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Toscano, Cátia Sofia Salvado

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/6103

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): 1º ciclo do ensino básico; Kahoot; Pratica de ensino supervisionada (PES); Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Primary school; Kahoot; Supervised teaching practice (PES); Information Technology and Communication (TIC); Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolveu-se o presente relatório de estágio, incluído no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, o qual se concretizou na Prática Supervisionada do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com o estudo realizado pretendeu-se refletir o contributo da utilização da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando-se assim a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia de todos e, em especial, junto das crianças. Neste sentido, este estudo teve como objetivo verificar o impacto da utilização de quizzes interativos através da aplicação digital Kahoot!. O mesmo foi realizado na Escola EB1/2/3 João Roiz, no qual participaram 28 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. Em termos metodológicos, optou-se por uma investigação-ação recorrendo a distintos instrumentos e técnicas de recolha de dados, sendo a principal a observação participante com recurso a registo de imagens e notas de campo tendo como participantes os alunos e os professores. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz, com o objetivo a obter a opinião relativa à utilização das TIC e do Kahoot! em contexto do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos demonstrou um aumento do interesse e de motivação dos alunos quando são realizadas atividades com recurso às TIC, sendo assim visível uma maior concentração por parte dos mesmos. Tendo em conta as entrevistas semiestruturadas realizadas aos Professores verifica-se que os mesmos dão imensa importância às TIC, mas verifica-se a falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação dos dados, podemos assim concluir que as TIC são um recurso extremamente importante no contexto escolar, contribuindo assim para o enriquecimento das crianças, criando condições para as mesmas adquirirem competências digitais e para se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.

The present Internship Report was developed for the subject Prática de Ensino Supervisionada (PES) (Supervised Teaching Practice), part of the 2nd year syllabus of the Master in Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Pre-School and Primary School Education), taking place for Supervised Teaching Practice in Primary School. The objective of the study is to reflect on the contribution of using the digital app Kahoot! in the teaching/ learning process in the context of primary school, reinforcing the importance of digital technologies on everyone’s daily basis and, especially, on the children’s. With this in mind, this study aims to verify the impact of interactive quizzes through the app Kahoot!. The study took place at the school EB1/2/3 (João Roiz) with 28 children aged between 8 and 9 years old. Methodologically, we chose a research-action type of approach, resorting to several tools and data collection techniques, the main one being participant observation recurring to image recording and field notes from students and teachers. We have also carried out enquiries with the students and used semi structured interviews to conduct interviews with two teachers from the School EB1/2/3 João Roiz which aimed at getting an opinion on the use of TIC and Kahoot! in a context of Primary School. The analysis of the collected data showed an increase of students’ interest and motivation when doing TIC based activities, this way we can observe a higher level of concentration. Considering the semi structured interviews conducted with the teachers we can see that great importance is given to TIC, however, there is lack of teacher training in this area. Taking in consideration the data triangulation, we can conclude TIC to be an extremely important resource in a school context, adding to the children’s enrichment, creating conditions for the acquisition of digital competences and enhancement of better learning, particularly, through Kahoot!.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados