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O contributo da literatura infantil na desconstrução do estereótipo de família tradicional

Autor(es): Cotrim, Marta Sofia Parreira

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/6114

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Categorias de famílias; Estratégias pedagógicas; Literatura infantil; Children's literature; Family categories; Pedagogical strategies; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O presente relatório de estágio representa o encerramento do ciclo de estudos para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico. Este foi sendo construído num processo assente na interligação entre os saberes teóricos e a progressiva experimentação da intervenção pedagógica ao longo da prática supervisionada que teve a duração de 35 semanas, 16 semanas na educação pré-escolar e 19 no 1ºciclo do ensino básico. Para completar este ciclo foi realizada uma investigação com um tema que achei relevante para a prática, a família e as suas diferentes configurações. Esta opção deve-se a uma preocupação pessoal com a temática da aceitação da diferença, sob a forma de tentativa de sensibilização das crianças em fases precoces do seu processo de socialização para questões como a descriminação, o preconceito e o julgamento prévio, em relação àquilo que foge à norma da sociedade, nomeadamente a organização de categorias de famílias que não se enquadram no modelo tradicional da nossa cultura. Encontrada a necessidade de se começar a respeitar todas as formas que, hoje em dia, estão presentes na nossa sociedade quanto aos modelos de constituição da família, sejam elas de diferentes etnias ou arranjos parentais (monoparentais, de adoção, recasamento, reconstruídas ou homossexuais) surgiu este tema na tentativa de, através da ação educativa junto das crianças, contribuir para a desconstrução do estereótipo de “família tradicional”. No entanto, dada a complexidade e delicadeza que caracteriza a temática optamos por sustentar a intervenção na literatura infantil, como base do desenvolvimento e implementação da investigação, sendo utilizada como estratégia pedagógica para desenvolver conceções de respeito pela diversidade e de aproximação à realidade das crianças.

This traineeship report represents the end of the study cycle to obtain a master’s degree in pre-school education and elementary education. This was built based on the interconnection of theoretical knowledge and progressive experimentation of pedagogical intervention throughout the 35-week supervised practice, 16 semesters in pre-school and 19 in elementary education. To complete this cycle an investigation was carried out with a theme that I found relevant to the practice, the family, and its different settings. This option is due to a personal concern with the theme of accepting the difference, in the form of an attempt to raise children's awareness in the early stages of their socialization process for issues such as discrimination, preconception and prior judgment, in relation to what escapes from the normal society, namely the family organization categories that don’t fit into the traditional model of our culture. It’s crucial to begin to respect all the family type’s that we have in our society regarding the models of family constitution, whether of different ethnicities or parental arrangements (single parentig, adoption, remarriage, reconstructed or homosexual) this theme appeared to contribute to the deconstruction of the stereotype of "traditional family" through educational activities with the children. However, given the complexity and delicacy that characterizes the theme, we have chosen to support intervention in children's literature, as a basis for the development and implementation of research, and it is used as a pedagogical strategy to develop respect conceptions for diversity and children's reality.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Licença CC
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