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A corrosão metálica e o ensino da química

Autor(es): Tomás, Helena Margarida Luís Ramos

Data: 1995

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/993

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Corrosão metálica; Corrosão atmosférica; Ensino da química; Cobre e alumínio; DRX; FTIR


Descrição

Tese apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra para a obtenção do Grau de Mestre em ensino da física e da química.

A presente dissertação versa o tema da corrosão metálica e está organizada em quatro capítulos. Após prévia consideração da importância económica da corrosão e das suas implicações técnicas e sociais (capítulo I), são apresentados, no capítulo II, os resultados de um estudo empírico realizado com o objectivo de se conhecer o que os alunos dos ensinos básico e secundário entendem por corrosão metálica. Seguidamente, no capítulo III, apresenta-se um texto sobre corrosão metálica dirigido a alunos do 12º ano de escolaridade. Este texto, que inclui leituras complementares, actividades experimentais, questões e um glossário, pretende contribuir para colmatar a ausência de literatura específica para alunos deste nível de escolaridade. O último capítulo da dissertação é inteiramente consagrado à identificação dos produtos de corrosão atmosférica do cobre e do alumínio. Após revisão bibliográfica do estado de conhecimento da corrosão atmosférica desses dois metais, apresentam-se os resultados da investigação realizada, ao nível do laboratório, com amostras expostas um, dois, três e quatro anos em três estações de ensaio portuguesas, com diferentes condições climáticas e de contaminação atmosférica. As técnicas utilizadas na identificação dos produtos de corrosão dos dois metais foram a espectrometria de absorção no infravermelho com transformada de Fourier e a difractometria de raios X.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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