Detalhes do Documento

Promoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da Natureza

Autor(es): Pinto, Iris ; Almeida, António ; Vasconcelos, Clara

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/11582

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Pensamento crítico; Ciências da natureza


Descrição

Este estudo teve como finalidade verificar se um conjunto de atividades construídas segundo a taxonomia de Ennis (1985, 1987) e referentes ao tema "Importância da âgua para os seres vivos" rìo âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 5o ano, desenvolviam o pensamento crítico dos alunos. Para tal,19 alunos (grupo experimental) vivenciaram-nas enquanto outros 19 (grupo de controlo) abordaram o referido tema apenas com recurso ao manual adotado na escola" e que se considerou não promover o referido tipo de pensamento. Após a aplicação do Teste de Pensamento Critico de Cornell (Nível X) a ambos os grupos em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste), verificaram-se ganhos significativos no grupo experimental em termos do nível e de alguns aspetos do pensamento critico. A inclusão de atividades como as concebidas revela-se assim importante e a sua divulgação visa motivar os professores para a construção de outras similares, em outros temas do programa.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo