Autor(es):
Almeida, Pedro da Cruz
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/1302
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Educação matemática; Educação básica; Ensino; Matemática; Formulação de problemas; Resolução de problemas; Mathematical education; Basic education; Mathematical teaching; Problem posing; Problem solving
Descrição
Com este estudo procurou-se investigar como reagiam os alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade colocados perante a tarefa de formularem perguntas no sentido de transformarem contextos em problemas. Os contextos fornecidos como estímulo consistiam em situações, apresentadas sob a forma de texto, com informação suficiente para constituírem problemas matemáticos através de uma ou várias perguntas. Os dados das situações envolviam relações multiplicativas. Os alunos foram convidados a responder a perguntas formuladas por si mesmos num ambiente de avaliação. Através de uma metodologia qualitativa procurou-se observar a adequação da pergunta do aluno ao contexto da situação apresentada e, por outro lado, observar a sua compreensão da situação através da relação entre a pergunta formulada e a resposta dada. Dado o ambiente de avaliação em que os alunos se encontravam, a discussão do estudo incide na maior ou menor adequação das perguntas dos alunos ao contexto da situação fornecida ou às suas competências para as resolver.