Detalhes do Documento

Desenvolvimento lexical: perspectivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básico

Autor(es): Laranjeira, Raquel Patrícia Gaspar

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3129

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Léxico; Conhecimento lexical; Capital lexical; Consciência lexical; Ensino explícito do léxico; Lexicon; Lexical knowledge; Lexical proficiency; Lexical awareness; Explicit teaching of lexicon


Descrição

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

O desenvolvimento lexical é condição fundamental no processo de desenvolvimento e aquisição de novos saberes, cabendo à escola, a partir dos 6 anos, a responsabilidade de potenciar o alargamento do capital lexical das crianças e promover o desenvolvimento progressivo da sua consciência lexical. Os principais objetivos deste estudo são: (i) conhecer as conceções de professores do 1.º Ciclo sobre o ensino do léxico; (ii) caracterizar práticas docentes de professores do 1.º Ciclo no que se refere ao ensino do léxico (planificação, implementação e avaliação); (iii) relacionar conceções e práticas dos professores relativamente ao ensino do léxico. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso múltiplo em quatro turmas e respetivos professores de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da periferia de Lisboa. Como processos de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada aos professores e à observação direta em sala de aula. Os resultados desta investigação mostram que o ensino do léxico não está arredado das práticas dos professores de 1º ciclo, tal como não é, de todo, ignorada a importância da promoção do desenvolvimento lexical. Os professores consideram, na generalidade, que o léxico constitui um instrumento fundamental em todas as aprendizagens. É uma ferramenta imprescindível da língua, pois é através dele que acedemos ao conhecimento nos vários domínios do saber (Calaque, 2004). Do ponto de vista dos professores, o problema reside, não na forma como perspetivam o ensino do léxico, mas sim na insuficiente preparação científica e didática para desenvolver um ensino explícito do léxico, o que vai ao encontro dos resultados da descrição das práticas observadas.

Abstract Lexical development is a prerequisite for the development and acquisition of new knowledge. After the age of 6, school is mainly accountable for the extension of children’s lexical proficiency and responsible for the promotion of the progressive development of their lexical awareness. The main objectives of this study are: (i) to discern 1st to 4th grades’ teachers’ beliefs towards teaching the lexicon, (ii) to characterize the teaching practices of 1st to 4th grade teachers towards the teaching of lexicon (planning, implementation and evaluation), (iii) to relate teachers’ beliefs and practices regarding the teaching of the lexicon. In pursue of these objectives, we performed a multiple case study in four classes with their respective teachers at a Primary School in Lisbon surroundings. Data was collected through semi-structured interviews and direct classroom observation. The results of this investigation show that vocabulary teaching is not cast out of teachers’ practice, neither is its importance ignored in the promotion of lexical development. Teachers, in general, consider that lexicon: is a key element in learning; is an indispensable language tool. It is through it that we access knowledge in its various fields (Calaque, 2004). From the teachers’ point of view, the problem doesn’t lie in their lexicon teaching perspectives, but on insufficient scientific and didactic preparation to develop explicit lexicon teaching, which matches the description of the practices observed.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Susana; Leite, Teresa
Contribuidor(es) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.