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Porque ler não chega… da biblioteca escolar à sala de aula: um percurso de leitura e escrita

Autor(es): Lourenço, Maria Manuela Andrade

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3137

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Processo de escrita; Textos modelo; Texto narrativo; Literatura infantil; Ensino explícito; Writing process; Model texts; Narrative text; Children’s literature; Explicit teaching


Descrição

Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEB

Este projeto de investigação ação centra-se no ensino processual da escrita, a partir de textos modelo, com incidência no texto narrativo. A ação foi desenvolvida numa turma de 2º e 3º ano de escolaridade em fase de transição respetivamente para 3º e 4ºanos de escolaridade, tendo uma turma de controlo para comparação de dados. Como diagnóstico foi solicitada a escrita de uma narrativa, tendo por base conjunto de imagens dadas. Após a análise dos textos produzidos, foi delineada a proposta de intervenção com o objetivo de colmatar dificuldades observadas. A intervenção centrou-se no domínio da escrita, mais propriamente, no ensino explícito, sistemático e partilhado da escrita a partir da leitura e compreensão de textos de literatura infantil, sob mediação do docente. Desenvolveram-se atividades de escrita que potenciaram a própria escrita, transformando-a simultaneamente em instrumento e objeto de aprendizagem. A Biblioteca Escolar surge na intervenção enquanto dinamizadora de atividades, regulares e orientadas, de compreensão leitora e abordagem explícita ao processo de ensino aprendizagem da escrita com vista à produção textual. Pode afirmar-se que, após intervenção, os alunos produziram textos mais coesos e coerentes. Foi notório o recurso ao texto modelo, constatando-se assim que as estratégias implementadas durante a intervenção, nomeadamente, a interação com textos de autor mobilizando-os para a escrita e o processo de ensino aprendizagem explícito, reflexivo e partilhado tiveram impacto positivo no nível de escrita dos alunos.

ABSTRACT This research-action project focuses on the teaching of the writing process. The reading of literary narratives worked as model texts both on narrative structure and on linguistic and formal features. The project was developed in a class of 2rd and 3rd grades of primary school in transition for the 3rd and 4rdgrades, respectively, and with a control class for data comparison. From the application of diagnosis test was requested to write a narrative based on a set of given images. After analyzing the texts, the intervention proposal was outlined with the aim of overcome the perceived difficulties, helping the improvement of student´s writing level. The intervention focused on the field of writing more specifically on the explicit, systemic and shared teaching of writing from reading and understanding texts of children´s literature, under the mediation of teacher Writing activities were developed improving the writing himself, making it both a tool and a learning object. School librarian works as promoter of regular and supervised activities of reading comprehension and explicit approach to the teaching of writing process. After the intervention, students produce longer, more cohesive and coherent texts. Some texts approached to models, showing that the interaction with the authors texts’ mobilize the students for better writing. The explicit teaching and the interaction and the students’ share of knowledge and learning process, had a positive impact on students’ writing proficiency.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sousa, Otília de
Contribuidor(es) RCIPL
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