Detalhes do Documento

A inclusão das várias culturas das crianças no jardim de infância

Autor(es): Silva, Débora da Costa

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3925

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Inclusão; Educação; Cultura; Religião; Relação família-escola; Inclusion; Education; Culture; Religion; Family-school relation


Descrição

Com o presente relatório, que tem como tema: “A inclusão das diferentes culturas das crianças no Jardim de infância”, pretende-se ilustrar, analisar, fundamentar e avaliar, sempre de forma reflexiva, a intervenção realizada ao longo da prática profissional supervisionada, em ambos os contextos. Relativamente ao contexto de creche, a minha prática profissional supervisionada teve início a 6 de Janeiro de 2014, tendo terminado no dia 31 do mesmo mês. Já no contexto de jardim de infância, iniciei a minha prática a 17 de Fevereiro de 2014, tendo terminado no dia 23 de Maio do mesmo ano. No que diz respeito à organização deste mesmo Relatório, podemos encontrá-lo dividido em três capítulos: no primeiro capítulo, podemos encontrar uma caracterização relativa aos contextos socioeducativos; no segundo capítulo será realizada uma reflexão relativamente às intenções para a intervenção. Irá ser também feita uma análise relativamente à problemática da diversidade cultural no jardim de infância, bem como as consequências dessa interação de culturas. Será ainda realizada uma reflexão sobre os desafios que se colocam aos educadores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação às suas práticas educativas. Por fim, no terceiro e último capítulo serão realizadas as considerações finais. Relativamente à metodologia usada, foi a qualitativa. Desta forma, entrevistas, inquéritos, conversas informais e observação participante (Serrano, 2004), foram os instrumentos utilizados e que considerei que melhor poderiam dar resposta à problemática anteriormente mencionada.

Abstract In the present report teemed: "The inclusion of children of different cultures in kinder garden" it aims to illustrate, analyze, justify and evaluate, always with the reflexive aspect in mind, the intervention conducted up professional practice supervised in both contexts. Regarding the day care center, my supervised professional practice started on 6th January 2014 and ended 31 January. In the context of kinder garden I began my practice on 17th February 2014 and concluded on 23rd May 2014. With regard to the organization of this report, it is divided into three chapters: in the first chapter, we find a characterization on socio-educational contexts; in the second chapter a reflective analysis of the intentions for intervention is performed. It will also analyze the complexity of the development of this problem. Finally, the third chapter will make the final considerations. With this work, a reflection on the problem of cultural diversity in kindergarten will be held as well as the consequences of this interaction of cultures. The challenges faced by educators and teachers will also be shown for reflection. It will be shown which strategies can or are used with respect to their educational practices. The methodology used was qualitative. Thus, interviews, surveys, informal conversations and participant observation (Serrano, 2004), were the instruments used and considered that they could better respond to the problems mentioned above.

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rosa, Manuela
Contribuidor(es) Silva, Débora da Costa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados