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A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagem

Autor(es): Bastos, Paula Maria Sousa

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/4123

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Aprendizagem cooperativa; Aprender com os pares; Estratégias de ensino-aprendizagem; Cooperative learning; Learning in pairs; Strategy in the teaching-learning


Descrição

Este projeto foi desenvolvido numa turma de 2º ano do ensino básico, em que se identificou como problema as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita num número elevado de alunos da turma (cerca de um terço), a que se associavam já alguns comportamentos de desmotivação e desinvestimento nas tarefas. Ora, a aprendizagem da leitura e da escrita, iniciada nos primeiros anos de escolaridade, é a base de todas as outras aprendizagens ao longo do percurso escolar, sendo por isso essencial para o sucesso educativo dos alunos. No entanto, nem todos os alunos têm a mesma facilidade em adquirir essas aprendizagens, razão pela qual os docentes tentam diversificar estratégias para promover o sucesso educativo. Neste sentido, a aprendizagem cooperativa surge como uma estratégia complementar no processo de ensino-aprendizagem, e tem como base as relações interpessoais e as competências sociais, que são consideradas essenciais e promotoras da aprendizagem. E, uma vez que a aprendizagem cooperativa é considerada por alguns autores como estratégia adequada para desenvolver competências, constituiu a nossa hipótese de ação, como resposta ao problema identificado. Trabalhando a pares ou em pequenos grupos em atividades de leitura e escrita observou-se que os alunos mostravam uma atitude de maior compreensão/aceitação das dificuldades do outro, uma menor preocupação com a sua dificuldade em executar a tarefa, o que contribuiu para o aumento da motivação e consequentemente facilitou o processo de aprendizagem. Foi possível observar, através deste projeto, que os alunos desenvolveram competências de leitura e de escrita, mostrando-se mais motivados para as atividades, verificando-se, deste modo, que o trabalho cooperativo facilita a aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem, o que vai ao encontro dos estudos realizados por diversos autores.

ABSTRACT This project was developed in a 2nd grade of elementary school, in which they identified the problem as learning difficulties in reading and writing of a large number of students in the class (about a third), to which some have associated behaviors lack of motivation and no effort in the activities. the learning of reading and writing, begun in the early years of schooling, is the foundation of all other learning throughout their schooling, so it is essential to the educational success of students. However, not all students have the same ease in acquiring their learning, which is why teachers try to diversify strategies to promote educational success. In this sense, cooperative learning emerges as a complementary strategy in the teaching-learning process, and is based on interpersonal relationships and social skills that are considered essential and promoting learning. Since cooperative learning is considered by some authors as an adequate strategy to develop skills, constituted our hypothesis action in response to the identified problem. Working in pairs or small groups in reading and writing activities was observed that the students showed an attitude of greater understanding / acceptance of the difficulties of other, less concern with their difficulty in performing the activity, which contributed to the increase motivation and consequently facilitated the learning process. It was noted, through this project, students developed skills in reading and writing, being more motivated for the activities, verifying therefore the cooperative work facilitates the learning of students with learning difficulties, the according to studies by several authors.

Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Madureira, Isabel
Contribuidor(es) Bastos, Paula Maria Sousa
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