Detalhes do Documento

Gestão do conhecimento : estudo de caso Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve

Autor(es): Rosa, Andreia Filipa Marreiros da

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/4598

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Conhecimento; Gestão do conhecimento; Criação do conhecimento; Estrutura organizacional; Knowledge; Knowledge management; Knowledge creating; Organizational structure


Descrição

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

A economia centra-se na utilização do conhecimento enquanto alavanca para assegurar a competitividade, no entanto, algumas empresas não exploram as suas verdadeiras potencialidades uma vez que não reconhecem o significado da gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento diz respeito à sistematização do conhecimento e informação disponível numa organização através de um conjunto de processos (criação, partilha, manutenção) que combinados com os recursos humanos e tecnológicos, permitem fomentar a inovação e atingir os objetivos organizacionais. Uma organização mais cedo ou mais tarde acaba criando um novo conhecimento. O processo de criação do conhecimento, é fundamental para a organização, sendo um processo em espiral, começa no nível individual e vai subindo, ampliando e interagindo os departamentos das organizações, que une o conhecimento tácito e explícito. A estrutura da organizacional é muito importante para a efetividade da gestão do conhecimento, é a partir da Estrutura Organizacional, que os fluxos informacionais desenvolvem-se.

The economy focuses on the use of knowledge as a lever to ensure competitiveness, however, some companies do not exploit their true potential since it does not recognize the significance of knowledge management. Knowledge management concerns the systematization of knowledge and information available in an organization through a set of processes (creation, sharing, maintenance) which combined with the human and technological resources, allow foster innovation and achieve organizational objectives. An organization sooner or later ends up creating new knowledge. The process of knowledge creating, is critical to the organization, being a spiral process, starts at the individual level and goes up, expanding and interacting departments of organizations joining the tacit and explicit knowledge. The organizational structure is very important for the effectiveness of knowledge management, is from the Organizational Structure, the informational flows develop.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, José Moleiro
Contribuidor(es) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.