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A promoção da flexibilidade com alunos do 1º ano da Escola de Dança do Orfeão de Leiria

Autor(es): Figueira, Alexandra Maria dos Santos

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/4713

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Flexibilidade articular; Range of movement (ROM); Alongamento; Flexibility; Stretching


Descrição

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.

O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, reflete todo o percurso e desenvolvimento da nossa prática de Estágio implementado na Escola de Dança do Orfeão de Leiria (EDOL). O Estágio teve como objetivo de estudo investigar e aprofundar o tema da flexibilidade e as suas implicações, definindo e diferenciando flexibilidade articular de alongamento. Pretendeu que o docente encontrasse uma melhor compreensão destes dois termos permitindo-lhe trabalhar no sentido de obter um aumento da flexibilidade articular no contexto de uma aula de TDC, com alunos do 1º ano, do Ensino Artístico Especializado da Dança. Para a realização deste estágio adotou-se a Metodologia Qualitativa na sua vertente de Investigação-ação. Foram efetuados exercícios específicos para a promoção da flexibilidade em todas as aulas realizadas durante o período de estágio, nos momentos de warm up (aquecimento) e cool down (arrefecimento) da aula de Técnica de Dança Clássica (TDC). Foram realizados três momentos de medições articulares, para comparar resultados e validar, ou não a importância do trabalho de flexibilidade nas aulas de TDC. Os instrumentos de avaliação utilizados foram o “Teste de sentar e alcançar”, o “Flexíteste” e a “Goniometria” que mede em graus a amplitude articular. Foi elaborado um portefólio individual de aluno com o registo da evolução verificada no decorrer do Estágio. Através da análise dos dados obtidos foi possível verificar que o trabalho regular de flexibilidade promove o aumento ROM, indispensável na TDC.

ABSTRACT - The current internship report written within the scope of “Master in Dance Teach” developed at the “Escola de Dança do Orfeão de Leiria (EDOL)”, had as its main purpose investigating the theme of flexibility and its implications, defining and differentiating between stretching and range of movement (ROM). One of its aims was that the author could better understand these two topics, allowing the development of work towards obtaining increased range of movement during TDC lessons with year 1 dance students. The qualitative methodology in its investigation-action variant was adopted to develop this internship. Specific exercises for the promotion of flexibility were performed in all TDC lessons throughout the internship, during warming up and cooling down. Three joint measurements were carried out to compare results and to validate the relevance of range of movement related work developed during TDC lessons. The assessment tools used were the ‘Sitting and reaching test’, ‘Flexíteste’ and Goniometry that measures joint amplitude in degrees. Individual student portfolios were created recording specific evolution during the measurement period. Through the analysis of the data obtained it was possible to verify that the regular work of flexibility promotes a ROM increase, a TDC building block.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rodrigues, Edgard Fortes
Contribuidor(es) Nascimento, Vanda Maria dos Santos; RCIPL
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