Detalhes do Documento

Brincadeiras entre as crianças no jardim de infância

Autor(es): Macedo, Joana Raquel Silva

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/5201

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Brincadeira; Meninos; Meninas; Sexo; Género; Playing; Boys; Girls; Sex; Gender


Descrição

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, sendo a ilustração, análise, fundamentação e reflexão crítica do trabalho realizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada. A Prática Profissional Supervisionada ocorreu em dois contextos diferentes: em Creche (de 5 de janeiro a 13 de fevereiro) e em Jardim de Infância (de 19 de fevereiro a 29 de maio). Em contexto de Creche tive a oportunidade de contactar com crianças que tinham entre 11 e 19 meses de idade e em Jardim de Infância, com crianças que tinham idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade. Durante o período de Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância um dos elementos que captou a minha atenção foi o brincar, isto é, de que forma as crianças brincavam entre si e quais as brincadeiras que realizavam. Desta forma, as brincadeiras entre as crianças em Jardim de Infância foram alvo de estudo da minha parte, o que me permitiu conhecer melhor as mesmas e dão título ao presente relatório. Ao longo do estudo desta problemática observei que as crianças, no recreio, se organizavam em grupos tendo em conta o sexo, tendo brincadeiras distintas entre si. Na sala de atividades existiam áreas que eram mais exploradas pelas meninas e outras pelos meninos, levando a que fossem formadas fronteiras de género entre as crianças, devido à tipologia das brincadeiras desenvolvidas e às preferências manifestadas. Mais no final da Prática Profissional Supervisionada, por vezes, as crianças no recreio, já começavam a organizar-se em grupos nos quais estavam presentes elementos de ambos os sexos e a participar em brincadeiras diferentes. Na sala de atividades, os meninos e as meninas começaram a mostrar interesse pelas áreas anteriormente preferidas pelo sexo contrário.

ABSTRACT This report has been developed within the framework of the master's degree in Preschool Education of the Superior School of Education of Lisbon, which evidence, analysis, reasoning and critical reflection of the work done over the Supervised Professional Practice. The Supervised Professional Practice occurred in two different contexts: in nursery school (from January 5 to February 13) and kindergarten (from February 19 to May 29). In context of nursery school I had the chance to contact with children who had between 11 and 19 months of age and in kindergarten, with children whose ages were between three and five years. During the period of Supervised Professional Practice in kindergarten I was attracted by the playing, that is, the way how the children played among themselves and which were the games. In this way, the playing among children in kindergarten were the subject of the present report, which allowed me to know them better and gave title to the present work. Along the study of this subject noticed that children on the playground, organized themselves in groups taking account the sex, having distinct games with one another. In the activities room there were areas that were more explored by the girls and others by the boys, causing borders of genre among children, due to the types of games developed and their preferences. Close to the end of the Supervised Professional Practice, sometimes the kids on the playground, began to organize themselves into groups, in which elements were present both sexes participating in different games. In the activities room, boys and girls began to show interest in the previously preferred areas for the opposite sex.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Seixas, Cristina
Contribuidor(es) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.