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Reafirmar a Identidade cultural local: o património cultural imaterial local como recurso

Autor(es): Carvalho, Ana Filipa Estêvão de

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/5276

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Culturas tradicionais; Património cultural; Identidade cultural; Traditional local; Cultural heritage; Cultural identity


Descrição

Os aspetos culturais referentes ao património cultural imaterial (PCI) do nosso país representam uma parte do que consideramos ser a nossa herança cultural e cuja origem associamos aos nossos antepassados. Este espólio daquilo que reconhecemos enquanto nosso por descendência incorpora-se, de forma espontânea e fluída, na imagem que vamos construindo da nossa cultura, na nossa identidade cultural. Neste processo, importa igualmente ter em conta a existência de culturas locais específicas, às quais está associado um património que, por sua vez, dá origem a identidades culturais com referências culturais locais. Não descurando o significado que o património cultural material (PCM) tem nos diversos contextos, locais ou globais, e numa perspetiva de cultura e tradição enquanto noções em constante transformação, entendemos existir uma necessidade de investigar os contributos dos PCI’s locais na identidade cultural local do indivíduo1. A investigação considera crianças a frequentar o 4.º ano do ensino básico pertencentes a localidades de 4 regiões de Portugal (Norte, Centro, LVT2 e Alentejo) e foi desenvolvida nos próprios estabelecimentos escolares, nos quais a sensibilização quanto aos conteúdos dos PCI’s locais tem, com exceção de um, acontecido. Analisando indivíduos no 4.º ano da sua formação escolar, com esta dissertação pretendemos perceber se a proximidade desses alunos com o PCI local contribui para a afirmação da sua identidade cultural local, e que fatores estão implícitos nesse processo.

ABSTRACT Cultural features related to the intangible cultural heritage (ICH) of our country represent a part of what we recognize as our cultural heritage and whose origin we associate with our ancestors. This cultural heritage that we identify as ours by descent embeds itself, in a spontaneous and fluid way, the image we are building of our culture, our cultural identity. In this process, we must also take into account the existence of specific local cultures connected with a heritage which thus gives rise to cultural identities with local cultural references. Valuing the meaning that the material cultural heritage (MCH) has in many contexts, local or global, and with a perspective of culture and tradition as constantly changing ideas, we find the need to investigate the contributions of local ICH to each person’s local cultural identity. The research considers children attending the 4th grade primary school of 4 regions from Portugal (North, Central, LVT and Alentejo) and was developed in their own schools where awareness about the contents of local ICH has been promoted in all schools but one. With this thesis we intend to understand if proximity of children in 4th grade with their local ICH contributes to the affirmation of their local cultural identity, and what factors take influence in this process.

Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária, sob orientação do Professor Doutor Luís Manuel Costa Moreno

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Moreno, Luís Manuel Costa
Contribuidor(es) Carvalho, Ana Filipa Estêvão de
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