Detalhes do Documento

A Passagem do 1.º para o 2.º CEB. Continuidade ou Recomeço?

Autor(es): Pina, Inês Margarida Morais

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/5279

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Intervenção pedagógica; Integração; Transição entre ciclos; Articulação; Sucesso educativo; Transition between cycles; Pedagogical intervention; Integration of students; Articulation


Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo de Educação Básica

O presente relatório desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a prática de 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolvida numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola situada no concelho de Odivelas, durante 10 semanas. Este trabalho pretende traduzir, de modo reflexivo todo o percurso experienciado durante a prática de ensino. Neste contexto emerge o tema de investigação, PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM 1.º E 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: A Passagem do 1.º para o 2.º CEB. Continuidade ou Recomeço? A finalidade da investigação é a de estudar as perceções de um grupo de alunos e de professores sobre a problemática da transição do 1.º para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Configuram-se assim, como objetivos específicos da pesquisa os seguintes: i) Caraterizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico no momento de transição para o 2.º Ciclo do CEB?; ii) Caracterizar as perceções dos alunos do 4.º e do 5.º ano do Ensino Básico sobre as dificuldades encontradas na transição entre o 1.º e o 2.º CEB; iii) Caracterizar as perceções dos professores do 4.º e do 5.º ano do Ensino Básico sobre as dificuldades dos alunos na fase inicial de transição entre o 1.º e o 2.º CEB; iv) Caracterizar as recomendações e propostas por todos os participantes no estudo como facilitadoras do processo de transição entre os dois ciclos de ensino. Tendo em conta o objeto de estudo optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnica de recolha de dados a realização de entrevistas e a aplicação de questionários. Os dados foram tratados com recurso ao programa SPSS. As conclusões do estudo permitem considerar que ao contrário do que a revisão da literatura nos sugere a maioria dos alunos de 5.º ano, demonstrou que a passagem para o 2.º ciclo foi uma experiência positiva e sem grandes dificuldades e constrangimentos embora com alguns desafios. Sendo esta conceção mantida pelos alunos de 4.º ano, em fase de pré transição. A transição entre ciclos de escolaridade é vista como algo positivo e até expectante.

ABSTRACT This report was created in the context of the course of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the Masters in Education of the 1st and 2nd cycle of basic education. It is a critical reflection based on the practice of 1st cycle of Basic Education developed on s 4th grade class at a school located in Odivelas, for 10 weeks. This work intends to translate, reflexively, all the experienced outcomes that occurred during the teaching practice. In this context emerges the research topic, SUPERVISED PRATICE TEACHING ON THE 1ST AND 2ND CYCLE OF BASIC TEACHING: The Transition from the 1st to the 2nd CEB. Continuation or a Restart? The end goal of this investigation is to study the perceptions from a group of students and teachers about their transition between the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The specific objectives of this research were establish to be : i) Characterize the dificulties felt by the students from the 1st cycle of basic education about the transition to the 2nd cycle of CEB; ii) Characterize the perceptions of students from the 4th and 5th grade of basic education on the difficulties encountered between the transition from the 1st and 2nd CEB; iii) Characterize the perceptions of teachers from the 4th and 5th grade of basic education on students' difficulties in the initial phase of the transition between the 1st and the 2nd CEB; iv) Characterize the recommendations and proposals by all participants in the study as facilitators of the transition process between the two cycles of education. Having regard to the objective of this study, it was decided to used a mixed methodology and as data collecting technique the realization of interviews and questionnaires. The data was managed with help of SPSS. The conclusions of this study allow us to consider that besides of what the literature suggests, the majority of the 5th grade students show that the passage to the 2nd cycle was a positive experience and without major difficulties or constraints, although with some challenges. Being this the conception held by the 4th grade students in pre transition. The transition between cycles is viewed as a positive thing and even expectant.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.