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Perspetivas de professores, pais e alunos sobre a prática dos trabalhos para casa

Autor(es): Santos, Ana Rita Lopes dos

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/5314

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Trabalhos para casa; 1.º ciclo do ensino básico; Aprendizagem; Relação escola-família; Homework; 1st cycle of basic education; Learning; School-family realtionship


Descrição

Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do 2.° ano do mestrado em Ensino do 1.° e 2.° Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo a análise e reflexão de toda a intervenção pedagógica. Deste modo, e, centrando-se na prática de 1.° ciclo, este documento descreve de forma reflexiva todos os processos de aprendizagem realizados durante 10 semanas desde a avaliação diagnóstica, através da qual se definiram os objetivos gerais de intervenção, a prática educativa e a avaliação final relativa a todo este processo. A intervenção educativa decorreu numa instituição pertencente à rede pública de escolas, situada na área de Lisboa. No contexto da Prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se uma investigação relacionada com o tema: Perspetivas de Professores, Pais e Alunos sobre a Prática dos Trabalhos para Casa, com a finalidade de estudar as perceções que estes atores sociais têm acerca dos TPC. Tendo em conta o objeto de estudo recorreu-se a uma metodologia de natureza mista com recurso a uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para a concretização deste estudo foram recolhidos dados no contexto da prática de ensino, solicitando-se para tal a participação de professores, pais e alunos. Para analisar os dados obtidos através da aplicação de questionários recorreu-se ao programa SPSS, possibilitando o estabelecimento de relações entre as perspetivas dos vários intervenientes do estudo. O presente estudo assume um caráter exploratório. A análise dos dados permitem considerar que os TPC fazem parte das rotinas dos alunos e das suas famílias, que se envolvem na realização das tarefas propostas pelos professores para TPC. Os professores indicam que a principal função dos TPC é a de contribuir para a consolidação das aprendizagens e desenvolver competências de autonomia e responsabilidade. Ao contrário do que muitos autores defendem, os alunos deste estudo referem que os TPC não prejudicam o tempo disponível para a prática de outras atividades.

ABSTRACT The present report was developed within the Teaching Practice Supervised II of the second year of the Masters degree in Education of the 1 and 2 cycle of basic education has the main objective the analysis and reflection of all pedagogical intervention. In this way and by focusing on the practice of 1st cycle, this document describes in a reflective form all learning processes performed during ten weeks since the diagnostic evaluation, through which defined the general objectives of intervention, educational practice and the final evaluation for this whole process. The educational intervention took place in an institution belonging to the public network of schools, located in the Lisbon area. In the context of Supervised Teaching Practice it was developed an investigation related to the topic: Perspectives of Teachers, Parents, and Students on the Practice of Homework, in order to study the perceptions that these social actors have about the homework. Having regard to the subject matter it was resorted to a mixed nature methodology with recourse to a qualitative and quantitative approach. To achieve this study, were collected data in the context of teaching practice, requesting to such, the participation of teachers, parents and students. To analyse the data obtained through the questionnaires, resorted to the SPSS program, enabling the establishment of relations between the perspectives of the various participants of the study. The present study takes an exploratory character. The data analysis permit the inference that the homework are part of the routines of the students and their families, who are involved in carrying out the tasks proposed by teachers to homework. Teachers indicate that the main function of the homework is to contribute to the consolidation of learning and developing autonomy and responsibility skills. Contrary to what many authors defend, students of this study indicate that the homework do not prejudice the time available to practice other activities.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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