Detalhes do Documento

Da liderança ao bullying: estratégias a adotar numa sala de pré-escolar para promover o desenvolvimento social e moral

Autor(es): Carvalho, Ana Isabel Ramos de

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/5627

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Bullying; Childhood education; Social development; Moral development; Role of the educator; Educação de Infância; Desenvolvimento social; Desenvolvimento moral; Papel do educador


Descrição

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente relatório materializa-se numa análise de caráter reflexivo acerca do trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância (JI), com especial enfoque na importância da adoção de estratégias que visam o desenvolvimento social e moral das crianças em idade pré-escolar, nomeadamente no que diz respeito à aquisição de competências essenciais para a prevenção de situações de bullying. Esta problemática surge no decorrer da minha Prática Profissional Supervisionada (PPS), após identificar no contexto de JI situações recorrentes de bullying entre pares. Assim, reconhecendo a importância do papel do educador na prevenção das mesmas, e baseando-me numa revisão bibliográfica, tracei um conjunto de intenções e estratégias aplicadas em JI com vista a dar resposta às fragilidades identificadas neste contexto alvo da minha intervenção. Partindo da informação recolhida durante este processo, foi possível inquirir o impacto das estratégias aplicadas, assim como, identificar possíveis caminhos a seguir caso a investigação se prolongasse no tempo.

ABSTRACT This report contains a reflective analysis on the work developed in the pre-school and kindergarten contexts, with focus on the importance of the adoption of strategies aimed at the social and moral development of children at a preschool age, particularly with regards to the acquisition of key skills essential for the prevention of bullying situations. This issue arises in the course of my Supervised Professional Practice (SPP), after identifying, in a kindergarten context, recurring situations of bullying amongst peers. Recognizing the importance of the educator role in preventing such situations, and having a literature review as a starting point, I have therefore outlined a set of intentions and strategies applied in kindergarten contexts in order to address the weaknesses identified in this context, the target of my intervention. From the information gathered during this process it was possible to investigate the impact of the strategies as well as to identify possible paths to be followed had the investigation been prolonged in time.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lino, Dalila
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.