Autor(es):
Duarte, Francisco João Aires
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/6170
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Audiovisual; Serviço público de televisão; Era digital; Internet; RTP - Rádio e Televisão de Portugal
Descrição
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Ao longo dos anos, o sector do audiovisual foi submetido a grandes mudanças que têm conduzido a constantes adaptações do serviço público de televisão. Actualmente a indústria dos média está a passar por profundas mudanças tecnológicas, económicas e regulatórias. O desenvolvimento de novas plataformas assim como a distribuição do sinal digital criaram um ambiente multicanal e multiplataforma muito mais competitivo, que conduziu a uma modificação nos padrões de consumo e uma fragmentação na audiência. Nos últimos anos, o aumento dos conteúdos distribuídos on-line, da interactividade nos serviços e o interesse por parte dos consumidores nos média sociais estão a conduzir a grandes alterações do sector e a obrigar a uma adaptação por parte dos seus principais decisores e gestores, que agora se vêem confrontados com novos desafios e oportunidades de negócio.