Autor(es): Zegre, Telmo Filipe Pereira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/636
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Betão armado; Pré-esforço; Obra de arte; Viaduto; Ponte
Autor(es): Zegre, Telmo Filipe Pereira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/636
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Betão armado; Pré-esforço; Obra de arte; Viaduto; Ponte
O presente relatório tem como objectivo descrever o trabalho desenvolvido ao longo de um estágio, realizado na empresa Professor Edgar Cardoso - Engenharia e Laboratório de Estruturas, durante o período de Fevereiro de 2009 a Maio de 2010. Durante este período, foi realizado um projecto de execução de um viaduto situado no Pinhal Novo. Este possui um comprimento total de 233,0 metros, suporta duas vias de trânsito em sentidos opostos e é constituído por 7 vãos com a seguinte distribuição: 20,0 m – 30,0 m – 35,0 m – 58,0 m – 40,0 m – 30,0 m – 20,0 m Além de compreender um vão central de 58,0 metros, existe ainda a particularidade de o viaduto atravessar um complexo feixe de linhas férreas e a sua directriz ser completamente curva. O tabuleiro é composto por betão armado, pré-esforçado na direcção longitudinal, encontra-se apoiado sobre os encontros e rigidamente ligado a 6 pilares de secção circular. A secção transversal do tabuleiro é constituída por uma nervura de secção trapezoidal, com 12 metros de largura, espessura variável e vazada no 2º, 4º e 6º vão. O dimensionamento respeitou os regulamentos nacionais em vigor, nomeadamente o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado (REBAP), o Regulamento de Segurança e Acções para Edifícios e Pontes (RSA) e o Eurocódigo 1, 2 e 8.