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Projeto de execução de um viaduto rodoviário construído tramo a tramo

Autor(es): Duarte, Rui Pedro Reis

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/6814

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Viaduto rodoviário; Projeto de execução; Pré-esforço; Betão; Betão armado; Tramo a tramo; Pilares; Tabuleiro; Encontros; Estados limites; Road viaduct; Final design; Prestress; Concrete; Reinforced concrete; Span by Span; Piers; Deck; Abutments; Limit states


Descrição

Trabalho de projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil

O presente trabalho insere-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado (TFM), em Engenharia Civil no ramo de Estruturas do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). O trabalho intitulado de “ Projeto de Execução de um Viaduto Rodoviário Construído Tramo a Tramo”, orientado pelo Doutor Luciano Alberto do Carmo Jacinto, tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil. O trabalho é constituído por, peças escritas e peças desenhadas. Nas peças escritas está presente a memória descritiva e justificativa, os cálculos justificativos e anexos de cálculo. Nas peças desenhadas estão presentes os desenhos de dimensionamento geral, desenhos das armaduras e pormenores construtivos. No projeto do viaduto foram tidas em conta as condicionantes da orografia do terreno bem como as caraterísticas do solo, zona sísmica, o traçado e localização do viaduto. A sua conceção consiste em soluções e métodos construtivos comuns. O projeto foi elab orado respeitando a legislação em vigor, que inclui a regulamentação nacional, nomeadamente o Regulamento de Segurança e Ações para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA) e o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado (REBAP), como também normas europeias, o Eurocódigo 2 (EN-1992-1-1), o Eurocódigo 7 (EN-1997-1) e o Eurocódigo 8 (EN 1998-5), garantindo deste modo a funcionalidade, durabilidade e a segurança para os utilizadores. A análise estrutural foi efetuada com recurso ao programa de cálculo automático SAP2000 e a verificação da segurança da estrutura foi realizada recorrendo ao software, Microsoft Excel.

Abstract: This work is part of the Master Final Work in Civil Engineering in Structures branch of the Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. The purpose of this work entitled as “Final Design of a Road Viaduct built Span by Span”, guided by PhD. Luciano Alberto do Carmo Jacinto, is to obtain the Master degree in Civil Engineering. This document consists in two parts, written parts and drawn parts. Written parts includethe descriptive and explanatory report, the explanatory calculations and the calculation attachments. Drawn parts include the general dimensioning drawings, reinforcement drawings and constructive details. The orography conditioning of the ground, as well as the soil characteristics, the seismic zone, and the layout and location of the viaduct was considered in the project. The project was made according to the current legislation, including the national codes, namely the Safety Regulations and Measures for Buildings and Bridges Structures and the Regulation of Reinforced and Pre-stressed Concrete Structures, as well as the European standard, the Eurocode2 (EN-1992-1-1), the Eurocode 7 (EN-1997-1) and the Eurocode 8 (EN 1998-5). Therefore, the bridgefunctionality, durability, and safety are guaranteed. The structural analysis was made using the SAP2000 automatic calculation program software and the safety verification of the structure was made using the Microsoft Excel software.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Jacinto, Luciano Alberto do Carmo
Contribuidor(es) RCIPL
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