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A tipologia das animações infográficas e o seu contributo para as marcas

Autor(es): Domingos, Rita Seabra Gomes

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/6957

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Publicidade; Infografia; Animações infográficas; Marcas; Recursos expressivos; Recursos formais; Meta-animação infográfica; Advertising; Infographics; Infographics animations; Brands; Expressive resources; Formal resources; Infographic meta-animation


Descrição

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Numa Era em que se fala de mensagens diretas e minimalistas, a Animação Infográfica está a ganhar uma grande expressão na forma como comunica, entretém e informa. As imagens de síntese - que simbolicamente representam a realidade - contam histórias através da sua expressão, movimento e relação entre elementos, explicando algo possivelmente complexo de forma elucidativa e dinâmica. Estas animações fazem uso de várias estratégias de comunicação, captando a atenção dos mais curiosos, consciencializando os mais atentos, e ensinando os menos informados sobre um determinado tema ou contexto. Nesse sentido, no âmbito do trabalho de Mestrado em Publicidade e Marketing 2015/16 na Escola Superior de Comunicação Social, a presente dissertação destina-se ao desenvolvimento e estudo da tipologia das animações infográficas e ao seu contributo para as marcas. Tendo em conta o seu objetivo comunicacional, uma marca pode optar por uma animação infográfica da área editorial ou brand-centered, com um tipo de abordagem exploratório ou narrativo, e um género ilustrativo ou minimalista. À semelhança destas três opções exemplificadas existem muitas outras variáveis que podem compôr e orientar o foco de uma animação infográfica. Assim, foi elaborada uma grelha de análise onde se identificaram os recursos formais e expressivos de uma peça infográfica, avançando para a sua testagem através de uma amostra composta por 40 animações infográficas presentes online e com dispersão temática entre elas. Trata-se de uma amostra de conveniência, escolhida através de uma análise não probabilística. Após a análise da amostra através do método indutivo e fazendo uso de técnicas qualitativas e quantitativas, foi possível chegar a conclusões que revelam a importância e contributo das animações infográficas para as marcas. Numa última fase do trabalho foi desenvolvida uma animação infográfica com a intenção de explicar, de forma sucinta e objetiva, o estudo decorrente desta dissertação.

ABSTRACT: On an Era where we talk about direct and minimalist messages, Infographic Animations are standing out in the way they communicate, entertain and inform. Summary images – that symbolically represent reality – tell stories through their expression, movement and elements relationship, elucidating and dynamically explaining something potentially complex. These animations make use of many communication strategies, luring in the most curious attention, raising awareness among the most attentive, and teaching the less informed on a certain theme or context. Regarding the works on the Masters Degree in Marketing and Publicity 2015/16 at Escola Superior de Comunicação Social, the present thesis intends to develop and study the typology of Infographic Animations and their contribution to Brands. Bearing in mind its communicational objective, a brand can choose between an editorial or brand-centered Infographic Animation, na exploratory or narrative approach, or between an illustrative or minimalist genre. Like these three examples there are many other variables that can change the focus of an Infographic Animations. In order to exemplify all these variables, a matrix was developed identifying all the formal and expressive resources that make an Infographic Animation. A group of 40 online Infographic Animations, with diverse themes, was used to test this matrix. It is a convenience sample, chosen through a non probabilistic analysis. After the inductive analysis of the sample using quantitative and qualitative techniques, conclusions reveal the importance and contribution of Infographic Animations to Brands. An Infographic Animation, objectively and briefly explaining the study of this thesis, was developed on the last part of this work.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Souto, Jorge
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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