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Sistema de refrigeração de um veículo Formula Student: IFS'01

Autor(es): Simões, José Pedro Barreto

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/7075

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Sistema de refrigeração; Termodinâmica; Aquisição de dados; Cooling system; Thermodynamics; Data acquisition; Formula Student


Descrição

Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica

O problema recorrente de sobreaquecimento nos veículos de competição obriga a uma análise dos fenómenos envolvidos para a avaliação do sistema de refrigeração. Este processo, quando aplicado a um veículo Formula Student, é limitado pelo ciclo de projecto e construção de um protótipo que dura de um a dois anos, para além dos constrangimentos financeiros. Com o presente trabalho, a equipa ISEL Formula Student ficará com uma ferramenta de análise baseada na teoria relevante e em ensaios realizados em cada veículo construído. Neste sentido, propõe-se a conclusão de um modelo que estabeleça relações directas entre variáveis determinantes de operação do motor e do sistema de refrigeração. Desta forma, é possível identificar qual o sistema de refrigeração mais adequado para cada protótipo e para cada pista de competição automóvel. Os resultados deste trabalho permitem entrar num ciclo de melhoria contínua baseado em variáveis quantitativas.

Abstract: The recurrent overheating issues on competition vehicles require the analysis of the concerned phenomena for the evaluation of the cooling system. For a Formula Student vehicle, this process is limited by the design and production short cycle and the financial constraints. With the present work, a theoretical and testing based analysis tool is delivered to the ISEL Formula Student team, for each produced prototype. Therefore, a model conclusion is proposed. That implies the establishment of direct relations between crucial variables of the engine operation and of the cooling system. This way, it is possible to detect which cooling system is the most suitable for each prototype and each racetrack. The results of this work allow the execution of a continuous improvement cycle based on quantitative variables.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Jorge Filipe O. Mendonça e; Silva, Pedro Miguel de Abreu
Contribuidor(es) RCIPL
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