Detalhes do Documento

O impacto das histórias na aquisição de vocabulário em crianças de pré-escolar

Autor(es): Costa, Carla José Fernandes da

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/8234

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Prática profissional supervisionada; Vocabulário; Literatura infantil; Professional supervised practice; Vocabulary; Children's literature


Descrição

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

O presente relatório diz respeito a um período de Prática Profissional Supervisionada, ocorrido entre o dia 26 de setembro de 2016 e o dia 20 de janeiro de 2017, no contexto de jardim de infância, numa Instituição de Lisboa. Este documento é composto por reflexões sobre diversas situações ocorridas ao longo da prática pedagógica e pela abordagem de uma problemática surgida durante a PPS. Após diversas observações e reflexões do quotidiano das crianças, levantei a questão “Terão as histórias infantis impacto na aquisição de vocabulário das crianças?” A problemática retratada no relatório aborda como o conto de histórias infantis altera ou não o significado que as crianças têm de determinadas palavras, fundamentadas na visão de diversos autores tais como Inês Sim-Sim e Paul Bloom. Foi realizada uma abordagem qualitativa utilizando como técnicas a observação participante, consulta documental, notas de campo e reflexões semanais. Ao longo da abordagem desta problemática, é possível encontrar todas as estratégias utilizadas para a verificação da questão levantada. As principais conclusões deste trabalho vão ao encontro de diversificação de contexto e têm em conta contributos da área da fonologia. Neste relatório é também possível encontrar uma reflexão global sobre toda a experiência de estágio, bem como do estágio em creche, onde reflito sobre todas as aprendizagens que adquiri e sobre todos os princípios que estabeleci para a minha identidade profissional.

ABSTRACT This report concerns a period of Supervised Professional Practice, which occurred between September 26, 2016 and January 20, 2017, in the context of Kindergarten, in a Lisbon Institution. This document is composed of reflections on various situations that occurred during the pedagogical practice and the approach of a problem that arose during the PPS. After several observations and reflections of the children's daily life, I raised the question “Do stories for children have impact in the acquisition of children's vocabulary?” The problem portrayed in the report addresses how the story of children changes or not the meaning that children have of certain words, based on the vision of several authors such as Inês Sim-Sim and Paul Bloom. A qualitative approach was carried out using techniques such as participant observation, documentary consultation, field notes and weekly reflections. Throughout the approach to this problem, it is possible to find all the strategies used to verify the question raised. The main conclusions of this work are the diversification of context and take into contributions from the field of phonology. In this report it is also possible to find an overall reflection on the entire internship experience, as well as the internship in daycare, where I reflect on all the learning I have acquired and on all the principles that I have established for my professional identity.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rosa, Manuela
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.