Detalhes do Documento

Contributo dos grupos cooperativos do movimento da escola moderna para o desenvolvimento profissional de educadores de infância

Autor(es): Freitas, Sofia Alexandra dos Santos Bento Mendes

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/8239

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Desenvolvimento profissional docente; Reflexão; Grupos cooperativos; Aprendizagem cooperativa; Comunidades de prática; Supervisão; Perfil do supervisor.; Professional teacher development; Reflection; Cooperative groups; Cooperative learning; Communities of practice; Supervision; Supervisor profile


Descrição

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Supervisão em Educação

O presente estudo pretende compreender o modo como os grupos cooperativos do Movimento da Escola Moderna (MEM) contribuem para o desenvolvimento profissional dos seus elementos. Surgiram então as seguintes questões: 1) Como conheceram estes educadores de infância o MEM, as práticas e o modelo pedagógico do MEM? 2) Quais as motivações iniciais destes profissionais ao integrarem o grupo cooperativo? 3) Como é que se gere e organiza a formação no seio do grupo cooperativo? 4) Como descrevem estes educadores a sua intervenção no grupo cooperativo? 5) Quais as razões identificadas pelos educadores de infância para a permanência no grupo cooperativo? 6) Quais os efeitos das aprendizagens realizadas no contexto do grupo cooperativo sobre a prática destes educadores? 7) De que forma o trabalho realizado no grupo cooperativo contribui para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância? 8) Quais os contributos que a presença de um supervisor pode trazer para o grupo cooperativo? A revisão de literatura centrou-se na definição de desenvolvimento profissional, os modelos existentes e o papel da reflexão como potenciador do desenvolvimento profissional dos docentes, continuando pelo tipo de culturas existentes nas escolas, sendo que o desenvolvimento profissional pode ser potencializado pelas culturas colaborativas, onde se inserem a aprendizagem cooperativa e as comunidades de prática. Este tipo de culturas são muito importantes para entender o Movimento da Escola Moderna, bem como as estruturas de autoformação cooperada em que se inserem os grupos cooperativos. Para finalizar, como se pretende compreender a importância da presença de um supervisor dentro do grupo cooperativo importou também compreender o que é a supervisão e quais as características de um bom supervisor. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, que potencia um conhecimento mais aprofundado sobre a temática em estudo, utilizando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a posterior análise de conteúdo e interpretação dos resultados. Como resultados relevantes podemos mencionar que os participantes ao entrar no MEM sentiram-se mais seguros e acompanhados no seu caminho, a entrada para o grupo cooperativo foi um caminho natural no seu percurso dentro do MEM e tem um impacto muito importante no desenvolvimento e melhoria das suas práticas, relembrando sempre a importância dada pelos participantes à reflexão, que ocorre dentro e fora dos grupos cooperativos, mas que é potencializada por estes. A permanência no grupo cooperativo, para estes participantes centra-se sobretudo na riqueza da partilha das suas práticas.

Abstract The present study intends to understand how the cooperative groups of the Movimento da Escola Moderna (MEM) contribute to the professional development of its elements. So emerged the following questions: 1) How did these kindergarten teachers met the practices and the pedagogical model of the MEM? 2) What are the initial motivations of these professionals when joining the cooperative group? 3) How is organized the work inside the cooperative group? 4) How do these kindergarten teachers describe their intervention in the cooperative group? 5) What are the reasons for staying in the cooperative group? 6) What are the effects of the learning carried out in the context of the cooperative group on the practice of these kindergarten teachers? 7) How does the work of the cooperative group contribute to the professional development of kindergarten teachers? 8) What contributions can a supervisor present to the cooperative group? The literature review focused on the definition of professional development, the existing models and the role of reflection as a enhancer of professional development of teachers, what kind of cultures exist in schools, if the professional development can be enhanced by collaborative cultures, where cooperative learning and communities of practice are inserted. These kinds of cultures are the leap to understand the MEM, as well as the structures of cooperative self-formation in which cooperative groups are inserted. To conclude, as if to understand the importance of the presence of a supervisor inside the cooperative group, it was also important to understand what supervision is and what are the characteristics of a good supervisor. The methodology used was a case study, which enables a more in-depth knowledge about the subject under study, using as data collection technique the semi-structured interview and the subsequent content analysis and interpretation of the results. As relevant results we can mention that the participants entering the MEM felt more secure and accompanied in their path, and the entry to the cooperative group was a natural path at MEM and has a very important impact in the development and improvement of the their practices, without forget the importance given by the participants to the reflection, which occurs inside and outside the cooperative groups, but which is enhanced by them. The permanence in the cooperative group, for these participants, focuses mainly on the wealth of the sharing of their practices.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lino, Dalila
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.