Detalhes do Documento

O desenvolvimento da criatividade musical por influência do ensino em grupo

Autor(es): Ramalho, Hélio Fernando Soares da Rocha

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/8277

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Criatividade; Conservatório Jaime Chavinha; Ensino em grupo; Saxofone; Creativity; Music Conservatory Jaime Chavinha; Group teaching; Saxophone


Descrição

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Resumo I (Prática Pedagógica) - Esta secção do Relatório de Estágio destina-se a apresentar elementos relativos ao Estágio Especializado da Música no ensino de Saxofone, efetuado no Conservatório de Música Jaime Chavinha durante o ano letivo 2014/2015. Neste estágio foram envolvidos três alunos em níveis distintos de desenvolvimento, tendo no entanto orientações semelhantes na organização do trabalho. Para cada aluno foram realizados planos de aula, uma planificação anual e gravações áudio/vídeo em contexto de sala de aula, permitindo uma análise do trabalho docente. A secção é composta pela caracterização da escola onde se realizou o presente estágio, através da sua contextualização/funcionamento, da descrição dos seus espaços e equipamentos, dos recursos humanos existentes e da oferta letiva. Posteriormente é efetuada a caracterização dos três alunos envolvidos no estágio, baseada na experiência docente e também nos conhecimentos fornecidos pelas Unidades Curriculares que compõem o Mestrado em Ensino da Música. Seguidamente são descritas as práticas letivas desenvolvidas ao longo do ano letivo, incorporando as linhas orientadoras aplicadas na prática pedagógica. É apresentada uma análise crítica da atividade docente no âmbito do estágio do Ensino Especializado da Música, e, por último, uma conclusão desta primeira secção.

Resumo II (Investigação) - Na segunda secção do Relatório de Estágio é apresentado o projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. A temática a ser investigada centra-se no desenvolvimento da criatividade musical por influência do ensino em grupo, principalmente nos primeiros níveis de aprendizagem (2.º, 3.º e 4.º grau). Esta segunda secção contempla uma descrição do projeto de investigação, apresentando-se a problemática e o seu desenvolvimento. A metodologia de investigação é apresentada e justificada, sendo descritos também aspetos importantes para posterior análise. A investigação envolveu um total de três alunos do Conservatório de Música Jaime Chavinha. A observação direta, a aplicação de inquéritos por questionários aos alunos e posterior comparação, assim como a realização de uma entrevista semiestruturada à professora cooperante foram as metodologias adotadas para obter os resultados da investigação. Após uma primeira estruturação da recolha de dados dos questionários é feita a apresentação dos resultados, sendo estes analisados a fim de se comprovar a realização e o sucesso desta investigação.

Abstrat I (Teaching) - This section of the Internship Report intends to present evidence relating to the Specialized Music Education Internship in teaching saxophone performed at the Music Conservatory Jaime Chavinha during the school year 2014/2015. At this stage three students at different levels of development were analyzed, all three were given similar guidelines with regards to the organization of their work. For each student, thirty lesson plans were developed, one annual planning was undertaken and three video/audio recordings within the classroom were made, allowing an analysis of the teacher's work. This section of the report begins with a characterization of the school in which the internship took place, specifically a contextualization of the school’s spaces and equipment, human resources and educational organization. This is followed by a profile of the three students involved, based on the teacher’s experience and knowledge, gained within the curricular units of the Masters in Music Education. Then a discussion of the practices developed throughout the school year is presented, incorporating guidelines applied in pedagogic practice, a critical analysis of teaching activity under the Specialized Music Education Internship. Finally, we have the conclusion of this first section.

Abstrat II (Research) - The second section of the Internship Report presents the research project developed in the framework of the Master in Music Education. The focus of this research is the development of musical creativity by influence of group teaching, especially in the early levels of learning (2nd, 3rd and 4th grades). This second section includes a description of the research, presenting its scope and development. The research methodology is shown and explained. Important aspects for later analysis are also described. The research involved three students from the Music Conservatory Jaime Chavinha. Using direct observation, applying survey questionnaires to students with comparison purposes, as well as carrying out a semi-structured teacher interview, were the methodologies adopted for the research results. After an initial structuring of the questionnaire data collection, a presentation of results is made. These results will be analyzed to prove the research success.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Massarrão, José; Raposo, Joana
Contribuidor(es) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.