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Práticas promotoras da função social da escrita no 2.º ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Inácio, Carolina Ferreira

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/8361

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Produção escrita; Prática educativa; Função social da escrita; Writing production; Education practices; Social function of writing


Descrição

Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira parte faz uma descrição e análise crítica sobre todo o processo educativo experimentado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 3.º ano, e no 2.º Ciclo, com duas turmas do 6.º ano de escolaridade; a segunda parte aborda o tema de investigação. O estudo realizado debruça-se sobre as práticas promotoras da função social da escrita, assenta numa metodologia de investigação-ação e está associado à intervenção decorrida nos dois ciclos de ensino, tendo como amostra 15 alunos do 3.º ano e 44 do 6.º ano de escolaridade. Os resultados da investigação comprovam que, quando as atividades de escrita estão enquadradas em contextos propícios à sua utilização social, os alunos sentem maior motivação para escrever e para construir conhecimento, em qualquer área curricular. As conclusões do estudo apoiam uma prática docente orientada para a melhoria do desempenho dos alunos na competência de escrita, com vista ao seu desenvolvimento global e à formação de cidadãos capazes de intervir de forma consciente numa sociedade grafocêntrica.

ABSTRACT This report was elaborated for the course unit “Supervised Teaching Practice II”, included in the master’s degree in Teaching Primary Education studies. The work is organized in two parts: the first part does a description and analyses of the complete experience in educational process in the 1st cycle of primary education, with a 3rd year class, and in the 2nd cycle, with two classes from 6th year of schooling; the second part addresses the investigation purpose. The elaborated study covers the practices that promote the social function of writing and is based on an action-research methodology, being associated with the intervention in the two teaching cycles, including as a sample 15 students of the 3rd year and 44 of the 6th year of schooling. The investigation results prove that when the writing activities are framed in contexts conducive to their social use, the students show more motivation to write and improve acknowledgment in any curricular unit. The study conclusion support a teaching practice directed towards improving students’ performance in writing skills, consequently, with their overall development and the formation of citizens capable of step in a graphocentric society.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Carolina
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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