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O recriar da obra “Carmen”, de Bizet, no âmbito da disciplina de Oficina Coreográfica, com os alunos do 3º ciclo do Conservatório de Dança do Vale do Sousa

Autor(es): Raposo, Joana Isabel Ramos

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/8586

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Composição coreográfica; Carmen de Bizet; Recriar; Choreographic composition; Bizet’s Carmen; Recreation


Descrição

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

O presente Relatório de Estágio resultou de um processo de formação realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, na sequência de uma prática pedagógica materializada no âmbito de um Estágio profissionalizante desenvolvido no ano letivo de 2016/2017, no Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º Ciclo de ensino, mais especificamente do 5º ano de Ensino Especializado de Dança (9º ano de ensino regular), na disciplina de Oficina Coreográfica. No que respeita à temática subjacente ao Estágio pretendeu-se recorrer à ópera “Carmen” de Bizet, como estímulo para o desenvolvimento das competências criativas, skills técnicos e capacidades interpretativas dos alunos participantes da amostra, pretendendo-se recriar um produto coreográfico de acordo com a obra artística referenciada. No desenvolvimento do Estágio, esteve implícito o Programa Curricular da disciplina e em simultâneo, optou-se por uma abordagem metodológica de ensino baseada em cinco estímulos específicos (auditivo, visual, tátil, cinestésico e ideacional) de acordo com as premissas da autora Smith-Autard. Desta forma, procurou-se adotar estratégias de ensino de composição coreográfica, privilegiando a abordagem exploratória do movimento, com base em estímulos específicos, com o intuito de compor produtos coreográficos por parte dos alunos, procurando-se atingir os objetivos específicos em que se pretendia: a promoção do desenvolvimento criativo através da improvisação e criação de movimento; desenvolvimento de um processo criativo através da criação, adaptação e transformação de movimentos como resultado da manipulação dos conteúdos de movimento e composição coreográfica; e consolidação da capacidade observação/reflexão crítica com vista ao desenvolvimento das capacidades expressiva e interpretativa dos alunos. Como resultado final, apresentou-se publicamente na Escola Cooperante o trabalho de recriação, sendo o mesmo denominado “Carmen de Bizet” sob a forma de uma ‘short version’. No decorrer do trabalho de investigação-ação recorreu-se a grelhas de observação e diários de bordo como instrumentos de recolha de dados, assim como a gravações audiovisuais e registos fotográficos, permitindo uma constante análise das estratégias e metodologias de ensino aplicadas.

ABSTRACT - The present Internship Report was the result of a training process carried out within the framework of the Master in Dance Teaching, at the Superior Dance School of the Polytechnic Institute of Lisbon, following a pedagogical practice materialized as part of a vocational training course developed in the year 2016/2017, at the Vale do Sousa Conservatory of Dance. This work was developed with students of the 3rd cycle of education, specifically the 5th year of specialized dance education (9th year of regular education), in the subject of Choreographic Office. Concerning the theme of the Internship, the intention was to use Bizet's Carmen opera, as a stimulus for the development of the creative skills, technical skills and interpretative skills of the students participating in the sample, with the intention of re-creating a choreographic product according to the artistic work referenced. In the development of the Internship, the syllabus implicit in the curriculum and simultaneously, a methodological approach was chosen based on five specific stimuli (auditory, visual, tactile, kinesthetic and ideational) according to the premises of the author Smith- Autard. In this way, it tried to adopt teaching strategies of choreographic composition; to enrich the exploratory approach of the movement, based on specific stimuli, with the intention of composing choreographic products by the students; to reach the specific objectives in which it was intended: the promotion of creative development through improvisation and creation of movement; to develop a creative process through the creation, adaptation and transformation of movements as a result of manipulation of movement contents and choreographic composition; and to consolidate the critical observation/reflection capacity in order to develop the expressive and interpretative capacities of the students. As a result, the work of recreation was publicly presented in the Cooperating School, being called "Bizet’s Carmen " in the form of a short version. During the action-research work, observation grids and logbooks were used as instruments for data collection, as well as audio-visual recordings and photographic records, allowing a constant analysis of applied teaching strategies and methodologies.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Marques, Ana Silva
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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