Detalhes do Documento

Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS

Autor(es): Rijmer, Sylvia Kazumi

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/8605

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Hybrid dancing; Interdisciplinary thinking and doing; Classical ballet; Contemporary dance; Dança híbrida; Pensar e agir interdisciplinar; Ballet clássico; Dança contemporânea


Descrição

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

This internship report bases its investigation on empirical data collected according to the rules and regulations of the Unidade Curricular Estágio I and II, within the framework of the Masters in Dance Teaching, its 5th Edition thereof, administered by the Escola Superior de Dança (ESD) and the Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), in Portugal. The internship was implemented at the Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), Portugal, with the 8th year students of the final year within the Portuguese secondary level academic education in dance at ADCS. The objective of our pedagogic intervention pertained to the notion of interdisciplinary dancing, using contemporary dance words as practical tools within a classical ballet technique (CBT) dance class to encourage interdisciplinary thinking and doing in the students performativity of classical ballet. Using an Action based research methodology to our collection of investigative data, we were able to progressively adapt and transform our teaching strategies and pedagogical methodologies to suit the needs of our research work, as well as the reality of the preprofessional dance finalists within a vocational dance structure. Our data collection instruments (video recordings, log book diaries, as well as questionnaries and interviews) gave us both academic and human insights into the reception of our teaching practice and methodology. The final analysis and reflective thoughts based upon this practical teaching intervention at ADCS demonstrated that the students of the 8th year at ADCS verbally and physically presented a positive transformation of interdisciplinary thinking and doing within their performativity of the classical ballet technique. We conclude that our interdisciplinary methodology is a relevant teaching strategy reflecting our contemporary dance times, influenced by technical and artistic crosspollinations, and the process of adaptation and transformations within the nature of dance evolution itself. We encourage more interdisciplinary thinking and doing within today’s technical classical ballet classes, in light of today’s eclectic dancing and collaborative choreographic processes of our times.

RESUMO - Este relatório de estágio baseia a sua investigação em dados empíricos coletados de acordo com as regras e regulamentos estipulados pela Curso de Mestrado em Ensino de Dança administrado pela Escola Superior de Dança (ESD), e pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O estágio foi implementado na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), com os alunos do 8º ano, o último ano do curso secundário de Dança. A intervenção pedagógica baseou-se na noção de dança interdisciplinar, usando palavras de dança contemporânea, como ferramentas práticas, numa aula de dança, de técnica de dança clássica, para estimular o pensamento e a acção interdisciplinar na performatividade do aluno de técnica de dança. Utilizando a metodologia de investigação ação, como principal abordagem teórica para a nossa recolha de dados, conseguimos adaptar e transformar progressivamente as nossas estratégias de ensino e metodologias pedagógicas, para atender às necessidades do nosso trabalho de investigação, bem como à realidade dos finalistas de dança pré-profissional, enquadrado numa estrutura vocacional. Os nossos instrumentos de recolha de dados (gravações de vídeo, diários de registo, questionários e entrevistas), proporcionaram um maior entendimento, académico e humano, sobre a receção das nossas práticas e metodologias de ensino. A análise e reflexão final, baseada nesta intervenção prática de ensino, na ADCS, demonstraram que os alunos do 8º ano apresentaram, verbal e fisicamente, uma transformação positiva no pensar e agir interdisciplinar na sua performatividade no ballet clássico. Concluímos que a nossa metodologia de ensino interdisciplinar é uma estratégia de ensino relevante, que se reflete na contemporaneidade da dança, à luz da fusão entre técnicas e metodologias na dança e no processo de adaptação e transformação da própria natureza da evolução na dança. Encorajamos mais o pensar e o agir interdisciplinar, nas atuais aulas de técnicas de dança clássica, à luz da dança eclética de hoje e dos processos coreográficocolaborativos dos nossos tempos.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Inglês
Orientador(es) Amorim, Vera
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.