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Empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsavel

Autor(es): Apolinário, Ana

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/1252

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): SAUDE COMUNITARIA; EMPOWERMENT; EDUCAÇÃO PARA A SAUDE; ADOLESCENTES; SAUDE SEXUAL; ESCOLA


Descrição

Relatório de Estagio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Enfermagem Comunitaria

O relatório que se apresenta, descreve o estágio realizado, no âmbito do curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção da realização de um estágio profissional, cujo título é o empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsável, A sua estrutura pretende dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida na unidade de cuidados na comunidade de Coruche para a aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Descreve as oportunidades de aprendizagem, que favoreceram o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento em saúde, através da implementação de um projeto de intervenção de saúde comunitária num grupo de adolescentes que frequentavam o ensino profissional na escola profissional de Coruche. Prioriza a área da educação sexual como um determinante em saúde, desenvolve a promoção do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável, através de intervenções de enfermagem, utilizando metodologias dinâmicas centradas no adolescente e no grupo. O enquadramento teórico e metodológico utilizado teve por base o modelo ecológico de Bronfenbrenner, e o modelo de enfermagem de Betty Neuman. Para enquadrar a prática clinica de enfermagem desenvolvida na evidência mais atual, recorreu-se à metodologia científica da revisão sistemática da literatura, para assim permitir e potenciar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável. A análise dos artigos selecionados revelou que a educação sexual só é eficaz se os técnicos utilizarem estratégias inovadoras e dinâmicas, permitindo assim o desenvolvimento do pensamento crítico do adolescente, levando-o a escolher o comportamento mais seguro e responsável. Os programas educativos nesta área devem contemplar sempre a família e o ambiente sócio-cultural em que o adolescente está inserido, mas para serem eficazes devem respeitar as seguintes etapas: levantamento das necessidades de formação, planeamento, execução e avaliação. ABSTRACT The report shows that, describes the stage performed under the Master course in Community Health Nursing, the option of conducting a traineeship whose title is the empowerment of adolescent sexuality in a healthy and responsible The structure aims to give visibility to the intervention of community nursing care unit developed in Coruche community to acquire skills of nurse specialist in community nursing and public health. Describes learning opportunities, which favored the development of skills within the health planning, through implementation of a project of community health intervention in a group of adolescents attending vocational school professional Coruche. Prioritizes the area of sex education as a determinant in health, develops promoting empowerment of teens to healthy sexuality and responsible, through nursing interventions using dynamic methodologies focused on teen and the group. The theoretical and methodological framework used was based on the ecological model of Bronfenbrenner and nursing model of Betty Neuman. To frame the clinical practice of nursing developed in the most current evidence, appealed to the scientific methodology of the systematic literature review, thus enabling the development and enhance the empowerment of teens to healthy sexuality and responsible. The analysis of the selected articles revealed that sex education is only effective if the technicians use innovative strategies and dynamic, allowing the development of critical thinking teenager, leading him to choose the most safe and responsible behavior. Educational programs in this area should always include the family and socio-cultural environment in which the adolescent is inserted, but to be effective must comply with the following steps: training needs assessment, planning, implementation and evaluation.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Barroso, Isabel; Spínola, Ana
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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