Autor(es):
Pronto, Pedro José Borgas
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/1404
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): Atributos do vinho; Escolha do consumidor; Características sociodemográficas; Best-worst
Descrição
Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2016
Esta dissertação pretende determinar os atributos do vinho com maior influência no processo de escolha do consumidor, ao adquirir uma garrafa num supermercado ou loja de vinhos, assim como perceber se as características sociodemográficas dos consumidores influenciam as suas preferências no processo de escolha. Questão de pesquisa: Quais são os atributos do vinho com a maior influência no processo de escolha do consumidor? A metodologia consistiu numa pesquisa on-line de 241 consumidores de vinho, utilizando como ferramenta a escala Best-Worst (BW). O estudo considera 13 atributos de vinhos selecionados a partir da revisão de literatura. Os atributos mais relevantes que condicionam os consumidores portugueses incidem em, "Ter previamente provado o vinho; "origem do vinho. São considerados menos importantes, a produção biológica; rótulo / garrafa atraente".Os resultados mostram que a questão de pesquisa foi respondida e os objetivos foram cumpridos. Finalmente, pode-se concluir que estes resultados contribuem para um maior conhecimento de Portugal no processo de compra dos consumidores de vinho, que pode ser utilizado por empresas produtoras de vinho em estratégias de marketing.