Detalhes do Documento

A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas

Autor(es): Rebelo, Ana Cláudia Madeiras

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/1474

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): disciplina; indisciplina; comportamentos; aprendizagem; docentes


Descrição

Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na área de educação pré-escolar do 1º ciclo do ensino básico

Partindo das questões vivenciadas durante os estágios, optei por estudar a (in)disciplina nas primeiras idades e o significado e implicações que esta tem nas práticas educativas. Esta pesquisa teve como objetivos identificar algumas das causas subjacentes aos comportamentos de (in)disciplina assim como a representação que docentes do 1ºciclo do ensino básico e educadoras de infância apresentam sobre estes comportamentos. Foi também preocupação deste estudo analisar a forma como estes comportamentos afetam o processo de aprendizagem das crianças e o desempenho dos docentes. O estudo foi feito com duas docentes de 1ºciclo e duas educadoras de infância. Os resultados indicam, segundo as educadoras e professoras que já existem comportamentos de indisciplina, quer na educação pré-escolar, quer no 1ºciclo do Ensino Básico. Para além disso, os resultados também revelam que este tipo de comportamentos interferem no processo de aprendizagem das crianças.

Based on the issues experienced during courses I chose to study (in) discipline at early ages and the meaning and implications that it has on educational practices. This research aimed to identify some of the underlying causes of the behavior (in) discipline as well as representing the 1st cycle of basic education teachers and childcare workers have about these comportments. It was also concern of this study is to analyze how these behaviors affect the learning process of children and the performance of teachers. The study was done with two teachers of 1st cycle and two kindergarten teachers. The results indicate, according to the educators and teachers who are already disruptive behaviors both at the pre-school education, either in the 1st cycle of Basic Education. Furthermore, these results also show that this type of behavior interfere with the learning process of the children. For teachers, these disruptive behaviors interfere equally in performance and could even lead to demotivation and discouragement thereof

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cardona, Maria João
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.