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A autorregulação das aprendizagens nas crianças

Autor(es): Conde, Micaela Catarina Torres

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/1821

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): autorregulação da aprendizagem; competências autorregulatórias; autonomia; papel do educador; papel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.; self-regulation learning;; self-regulatory competences; autonomy; educators’ role; teachers’ role


Descrição

Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo dar a conhecer o meu percurso formativo, baseado nas minhas experiências vivenciadas, e nas minhas aprendizagens mais significativas, nomeadamente, no que diz respeito aos quatro períodos de prática de ensino supervisionada, em três contextos diferentes, sendo eles: Jardim de Infância, 1º Ciclo do Ensino Básico e Creche. Neste trabalho, dou, ainda, conta de todo o processo inerente ao desenvolvimento investigativo sobre a temática “A Autorregulação das Aprendizagens nas crianças”. Posto isto, o relatório divide-se em duas partes. Na primeira são apresentados os aspetos mais importantes acerca dos contextos de estágio e na segunda parte é apresentado o exercício investigativo que demonstra a importância e a forma como se deve promover as competências autorregulatórias das crianças no processo de ensino e de aprendizagem. Este exercício investigativo contempla então dois estudos, no primeiro recorreu-se à utilização de um instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD)1, em que os participantes foram crianças da Creche, do Pré-Escolar e do 1ºCEB, no segundo estudo aplicaram-se inquéritos por questionários, de respostas abertas, sobre o tema em questão, e os participantes foram educadores de infância, professores de 1ºCEB e especialistas. Assim, conclui-se que a criança atinge o seu potencial quando acredita que é responsável pelas suas ações, que é capaz de controlá-las e que tem poder de decisão, desta forma a escola deve oferecer, o mais cedo possível, condições necessárias para que as competências possam ser promovidas com intencionalidade. Este aspeto direciona-nos para a importância que os educadores e os professores têm no desenvolvimento da aprendizagem autorregulada.

The present report was carried out regarding the Master’s Degree of Education in Pre-School and Primary School Teaching, and has as main goal to give account of my path in the Master’s Degree. It is based on my experiences, namely in what concerns the four stages of supervised teaching practise in Primary School and Day Care, but also based on my most relevant learnings. It will also be taken into consideration the entire process inherent to the research development on the theme “Self-regulatory competences in the children’s learning processes”. Keeping this in mind, the report is divided in two major parts. In the first part, the most relevant aspects related to the training context are being presented and in the second part, the research exercise which demonstrates the importance and the way how the self-regulatory competences should be promoted in the teaching/ learning process are also being presented. This research exercise considers two studies, on the first one the use of an instrument of support to the pedagogical practice the List of Independent Development of Learning (CHILD)2 was used, where the participants were the children from Day Care, Pre-School and Primary School, and on the second study some surveys through questionnaires were applied, having open answers about the theme on which the participants were educators, teachers and specialists. Therefore, it can be concluded that child can achieve his/hers potential when he/she believes he/she is responsible for his/hers actions and that he/she can control them and also that he/she has the power of decision. This way, school has to offer the necessary conditions (as soon as possible) so that the competences can be intentionally promoted. This aspect shows us the importance that educators and teachers have in the development of self-regulating learning.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Piscalho, Isabel
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Licença CC
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