Detalhes do Documento

O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Martins, Cláudia Sofia Silva

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/1868

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): pedagogia diferenciada; prática pedagógica; 1º ciclo do ensino básico; 2º ciclo ensino básico; differentiated learning; teaching practice; 1st cycle of basic education; 2nd cycle of basic education


Descrição

O presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.

O presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.

Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cardona, Maria João
Contribuidor(es) Martins, Cláudia Sofia Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados