Detalhes do Documento

Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar

Autor(es): Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/1889

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): brincadeiras; género; recreio; prática educativa; play; gender; playground; educational practice


Descrição

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório de estágio estrutura-se em duas partes distintas, ainda que complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os contextos são apresentados como um resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos três semestres. São simultaneamente descritas as aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios que se mostraram fundamentais para o meu percurso. Para terminar este capítulo é feita uma reflexão de todo o meu percurso profissional, bem como o meu percurso investigativo. Na segunda parte é apresentado um exercício investigativo cujo objetivo é perceber se na perspetiva dos docentes existem diferenças nas brincadeiras realizadas pelos meninos e meninas. O estudo é de natureza qualitativa e assenta na realização de entrevistas semiestruturadas, que permitiram recolher informações sobre a perspetiva dos docentes nas brincadeiras realizadas pelas crianças no tempo que passam no recreio. Bem como as estratégias que os mesmos utilizam de forma a não fazer diferenciação de género, nas suas atividades. No final do relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

This traineeship report is structured in two distinct, yet complementary, parts. The first part is related to the curricular stages in kindergarten, kindergarten and 1st Cycle of Basic Education. The contexts are presented as a summary of the work developed over the three semesters. They are simultaneously described the learning that took place during the stages that were fundamental to my course. To conclude this chapter, I reflect on my entire professional career, as well as my research career. In the second part is presented an investigative exercise whose objective is to understand if in the perspective of teachers there are differences in the games played by boys and girls. The study is of a qualitative nature and is based on semi structured interviews, which allowed to gather information about the teachers 'perspective on the children' s play in the time they spend in the playground. As well as the strategies they use so as not to make gender differentiation in their activities. At the end of the report I share a small reflection on the academic course during the three semesters corresponding to the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Uva, Marta
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.