Autor(es):
Santos, Daniela Pinto dos
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/2271
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): aprendizagem cooperativa; educação pré-escolar; competências sociais; conhecimento do mundo.; cooperative learning; social skills; methodology; world knowledge
Descrição
Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, intitulado por: O Conhecimento do Mundo no Jardim de Infância através de Métodos de Aprendizagem Cooperativa, tendo como objetivos. A presente investigação encontra-se organizada em duas dimensões, a primeira dimensão, é a reflexiva, onde se aborda uma reflexão geral de todas as minhas práticas supervisionadas, dando ênfase às experiências significativas, a dificuldades existentes e alterações e desafios que surgiram ao longo deste percurso. A segunda dimensão, é a investigativa, esta aborda o exercício investigativo, sendo este uma investigação-ação, de caráter qualitativo, bem como a fundamentação teórica sobre o tema. Esta investigação procura entender se crianças dos três aos seis anos de idade, adquirem conceitos sobre as áreas de conteúdos, focada essencialmente no conhecimento do mundo.
This report was prepared within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education, titled: The Knowledge of the World in Kindergarten through Cooperative Learning Methods, with objectives. The present research is organized in two dimensions. The first dimension is the reflexive one, which addresses a general reflection of all my supervised practices, emphasizing the significant experiences, the existing difficulties and the changes and challenges that have arisen throughout this route. The second dimension is the investigative one, this one approaches the investigative exercise, being this an action research, of qualitative character, as well as the theoretical foundation on the subject. This research tries to understand if children from three to six years of age, acquire concepts about the content areas, focused essentially on the knowledge of the world.