Detalhes do Documento

Mestrado em Desporto com especialização em Educação Física Escolar - O Excesso de Peso dos Adolescentes: Programa de Intervenção na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros

Autor(es): Vaz, Cláudia Danif

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/997

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Adolescentes; Excesso de Peso; Aptidão Física; Índice de Massa Corporal; Adolescents; Physical Fitness; Overweight; Body Mass Index


Descrição

Dissertação de Mestrado em Desporto com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, especialização em Educação Física Escolar, por Cláudia Alexandra Danif Félix Vaz. Orientadora: Profª. Doutora Rita Santos Rocha

Esta investigação teve como objectivo geral conceber e implementar um programa de intervenção na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros (situada no Concelho de Sintra) e, consequentemente, conhecer a aptidão física associada à saúde de todos os alunos que frequentam o 3º Ciclo (7º, 8º e 9º Anos), e avaliar os efeitos do exercício físico no controlo do excesso de peso/composição corporal e na melhoria da aptidão física dos adolescentes. Para concretizar o objectivo referido realizou-se uma avaliação da composição corporal (peso/altura, índice de massa corporal, perímetro da cintura e % massa gorda) de todos os alunos do 3º Ciclo (465). Os alunos realizaram, também, alguns dos testes de aptidão física da bateria de testes do Fitnessgram, em particular os testes de resistência (vaivém) e de força e resistência abdominal. Todos os alunos que se encontravam com o índice de massa corporal maior ou igual a 24 Kg/m 2 foram referenciados com excesso de peso e encaminhados para o programa de intervenção de exercício físico, denominado PEPA. Este consistiu no acréscimo de uma aula de 45 minutos semanais às duas aulas de Educação Física já existentes no currículo Nacional, perfazendo assim um total de 180 minutos de exercício por semana. Dos 72 alunos referenciados (15,5% da amostra) apenas 14 integraram o programa PEPA de forma regular. Os resultados foram considerados bastante relevantes na melhoria da aptidão física e na diminuição da massa gorda dos alunos em geral. No entanto, no que concerne à variável índice de massa corporal, as alterações não foram tão significativas, uma vez que alguns alunos aumentaram. Os trabalhos práticos desenvolvidos em contexto escolar são bastante úteis e fundamentais para uma maior sensibilização, consciencialização e prevenção da problemática do excesso de peso entre os jovens.

Abstract - This research had as its main aim to conceive and to implement an intervention program in “Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros” (situated in a region near Sintra) and, consequently to know the physical fitness connected with health of all the pupils who attended the secondary school (7 th , 8 th and 9 th grades) and to assess the effects of the physical exercises in the control of overweight/body composition and in the improvement of the physical fitness among adolescents. In order to achieve the mentioned goal, it was carried out an evaluation of the composition of the body (weight/height, body mass index, perimeter of waist and % of fat mass) of all pupils of the 7th, 8th and 9th grades (465). The pupils also carried out some physical fitness tests from the set tests of Fitnessgram, in particular the endurance tests (to-and-fro) and the strength and abdominal endurance tests. All the pupils who were with the body mass index higher or equal to 24kg/m 2 were referred as overweight and were put on the physical exercises intervention program, called PEPA. This consisted of the addition of a 45 minute lesson (weekly) to the two lessons of Physical Education already contemplated in the current National Curriculum; thus, adding up to a total of 180 minutes of physical exercises a week. From the 72 pupils who were analyzed (15,5% of the sample), only 14 pupils took part in the PEPA’s program in a regular way. The results were considered quite relevant in the improvement of the physical fitness and in the decrease of the pupils’ fat mass, in general. However, in what concerns to the variable body mass index, the changes were not considerable, once some pupils increased their fat mass. The practical works, which were developed in school environment, are quite useful and essential to a higher raising of awareness and consciousness and prevention of the overweight problem among young people.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.